TRE decide contra candidatos

Por

Em N. Iguaçu, prefeito tem diploma cassado. Outras decisões atingem Lindbergh e Renato Cozzolino

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) confirmou, na sessão plenária de ontem (13), a cassação dos diplomas do prefeito de Nova Iguaçu, Rogério Lisboa (PP), e do vice, Carlos Roberto Ferreira (PT). Por quatro votos a três, a Corte rejeitou os embargos de declaração e considerou que os políticos praticaram captação e gastos ilícitos de recursos e uso indevido dos meios de comunicação na campanha de 2016. De acordo com a decisão, os dois devem deixar os cargos imediatamente. Cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.

Eleições 2020 - Para as eleições municipais deste ano, Rogério Lisboa concorre à reeleição pela coligação "Fé, Trabalho e Humildade" (PV / PSL / PP / DEM / AVANTE / PDT / MDB / PL / CIDADANIA / PATRIOTA / PROS). Ele teve o registro de candidatura deferido pelo TRE-RJ, em julgamento realizado em 28 de outubro.

Processos relacionados: 0600677-46.2020.6.19.0000 - Processo físico RE nº 1-71.2017.6.19.0027, migrado para o Pje, nos termos do art. do art. 14 e parágrafos da Resolução TRE/RJ nº 1.131/20

Lindberg - Por maioria de votos, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) confirmou a decisão do Juízo de primeira instância e manteve o indeferimento do registro de candidatura de Lindbergh Farias (PT) ao cargo de vereador do município do Rio de Janeiro.

A Corte entendeu que o ex-senador encontra-se inelegível por ter sido condenado em ação de improbidade administrativa quando exercia o cargo de prefeito de Nova Iguaçu. Cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.

Por meio das redes sociais Lindberg publicou um vídeo rebatendo a decisão do TRE.

"Pessoal, to gravando esse vídeo para rebater uma informação que está sendo apresentada por alguns órgãos de imprensa de forma distorcida e mentirosa. Segundo eles, a partir de uma decisão absurda do TRE hoje, minha candidatura está barrada. Pessoal, isso é mentira! Continuo sim candidato. Se você votar em mim minha cara vai aparecer e meus votos serão computados. Está havendo um processo de perseguição ao PT impressionante, eles querem tirar do jogo eleitoral as suas principais lideranças. Estou aqui denunciando toda essa trama. É uma vergonha essa justiça partidarizada. Sou candidato sim e estão fazendo isso pois sabem que poderemos ter uma grande votação." comentou na postagem.

Cozzolino -Por unanimidade, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) confirmou, na sessão plenária de quinta-feira (12), a decisão do Juízo de primeira instância que indeferiu o pedido de registro de candidatura de Renato Cozzolino (PP) a prefeito de Magé.

A Corte entendeu que o candidato se encontra inelegível por ter sido condenado, em maio deste ano, pelo próprio TRE-RJ, por abuso de poder político e conduta vedada nas eleições de 2018. Cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.

  • Tags: