Coronavírus: Rio tem mais de 500 pessoas internadas em UTIs

São Gonçalo abre nova sala para realização de exames. Sanitização das ruas também foi reforçada no município - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Após chegar a 95% no fim de semana, a taxa de ocupação dos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) para covid-19 no Rio de Janeiro caiu para 93% ontem, segundo balanço da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que ampliou o número de leitos em sua rede, de 271 para 288.

Apesar da queda no percentual de ocupação, o número de pessoas internadas em unidades municipais, estaduais e federais na capital fluminense continuou a aumentar e subiu de 525 no sábado para 540 na manhã de ontem. Em relação ao início do mês, houve um aumento de mais de 40% no número de pessoas internadas em UTIs para covid-19, que era de 378 em 3 de novembro.

No fim da manhã de ontem, o número de pessoas que aguardavam transferência para leitos na capital e na Baixada Fluminense era de 263, e 173 precisavam de leitos de UTI. Segundo a SMS, todos os pacientes que aguardam vagas de terapia intensiva estão sendo assistidos em leitos de unidades pré-hospitalares, que dispõem de monitores e respiradores.

A taxa de ocupação das UTIs na rede estadual, considerando também toda a Região Metropolitana e o interior, era de 80% na manhã de ontem, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde. A nível estadual, 364 pessoas com casos confirmados ou suspeitos de covid-19 aguardam transferência para leitos de internação, e 231 deles precisam de vagas de UTIs.

Enfermarias - A taxa de ocupação dos leitos de enfermaria é de 72% na capital e de 62% no estado do Rio de Janeiro. A média móvel de mortes por covid-19 dos últimos sete dias passou de 483,57, no domingo, dia 22 de novembro, para 521,43 novos óbitos, no domingo. Os números são do indicador Monitora Covid-19, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Na comparação com os 30 dias anteriores, a diferença sobe: no dia 29 de outubro, foram registradas 438,43 novas mortes.

A média móvel é um indicador considerado importante por pesquisadores para avaliar a tendência da pandemia, com menor interferência das oscilações diárias. O cálculo é feito a partir do número de mortes registradas nas últimas 24 horas, somadas às que ocorreram nos seis dias anteriores, e o resultado é dividido por sete.

Segundo o Monitora-Covid-19, a média móvel de novos casos dos últimos sete dias no Brasil também aumentou. Eram 29.758,29 no dia 22 de novembro e ontem alcançou 34.762,71.

Testes em SG - A procura pelos testes de sorologia e swab para o Covid-19 nas unidades de saúde de São Gonçalo aumentou desde a última semana. Para evitar filas no Centro de Triagem ao Coronavírus, no Zé Garoto, a secretaria de Saúde abre hoje mais uma sala para a realização dos exames.

A unidade vinha realizando, ainda, testagem rápida na população, mas todo o fluxo de atendimento para este exame foi direcionado para o posto montado na Praça do Zé Garoto. Diariamente são feitos cerca de 800 testes, das 8 às 17 horas.

"O número de casos de coronavírus vem crescendo na Região Metropolitana e a procura pelos testes também. Desde o início da pandemia criamos espaços para testagem e montamos hospitais com toda infraestrutura para atender a população, inclusive dos municípios vizinhos, que tem procurado nossas unidades", garantiu o prefeito José Luiz Nanci.

A prefeitura também intensificou o trabalho de higienização e sanitização na cidade. Ruas, avenidas, unidades de saúde e prédios públicos continuam recebendo os agentes da Vigilância Epidemiológica. Através das motofogs e dos aparelhos costais, técnicos estão usando quartenário de amônia, produto utilizado na China para combater a covid-19.

Postos de teste — Além da Praça do Zé Garoto e do Centro de Triagem, a população pode realizar o teste rápido ainda no PAM Coelho, PAM Neves; PAM Alcântara; Clínica Municipal Gonçalense Barro Vermelho; Clínica da Criança (0 a 12 anos); Polo Sanitário Rio do Ouro; Polo Sanitário Washington Luiz Lopes, na Zé Garoto; Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima, no Jardim Catarina; Polo Sanitário Paulo Marques Rangel, no Porto do Rosa; e o Polo Sanitário Hélio Cruz, no Alcântara.

Outro local que faz o exame é a Clínica Municipal Gonçalense Mutondo, que atende de segunda a sexta, das 8h às 22h, e sábado das 8h às 15h.

O Centro de Triagem ao Coronavírus atende todos os dias das 8h às 18h e o Hospital Franciscano Nossa Senhora das Graças, em Lagoinha, atende durante 24h, todos os dias também.