São Gonçalo amplia sanitização

Equipes da Secretaria de Saúde realizaram a desinfecção no Centro de Triagem, no Complexo Hospitalar Luiz Palmier e na Praça Zé Garoto. - Foto: Divulgação / Prefeitura de São Gonçalo

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Em função do grande número de pessoas que têm procurado os postos de atendimento para realizar o teste de Covid-19, a Prefeitura ampliou o trabalho de sanitização nestes locais. Na manhã desta quinta-feira (3), equipes da Secretaria de Saúde realizaram a desinfecção no Centro de Triagem, no Complexo Hospitalar Luiz Palmier e na Praça Zé Garoto.

Com o auxílio de um veículo picape equipado com uma motobomba acoplada, os agentes de sanitização aplicaram o quartenário de amônia de 5ª geração, diluído em glicerina vegetal, pelas ruas do bairro Zé Garoto, passando por importantes unidades de saúde, como o Pronto Socorro Infantil e o Polo Sanitário Washington Luiz. A tecnologia empregada é a mesma utilizada pelos chineses no combate ao vírus.

"A sanitização das ruas é extremamente importante para conter a doença no município. O quaternário tem a função desinfetante contra fungos, bactérias e vírus. A aplicação deste produto visa romper a cápsula do vírus e eliminar esses seres do ambiente", explica o prefeito José Luiz Nanci.

O cronograma de sanitização segue atendendo diversos bairros, semanalmente, de acordo com planilha de trabalho estabelecida pela Vigilância Ambiental. A prioridade está sendo garantida aos bairros com maior número de casos notificados pela Vigilância Epidemiológica.

"Estamos fazendo a pulverização do produto nas ruas e bairros onde a incidência do Coronavírus é mais alta. Os funcionários foram capacitados e estão trabalhando com todo equipamento de proteção individual (EPI) necessário", reforça Adaly Fortunato, diretor da Vigilância Ambiental.

Nesta sexta-feira, os agentes vão percorrer as localidades do Rio do Ouro, Laranjal, Monjolos, Largo da Ideia e Mutondo.

Boletim - De acordo com o boletim atualizado da Secretaria Municipal de Saúde, a cidade de São Gonçalo registrou seis óbitos em decorrência do novo Coronavírus (Covid-19), nesta quinta-feira (3), chegando a 790 no total.

Até ontem, São Gonçalo contabilizou 24.200 casos confirmados, 22.729 curados, 93 hospitalizados na
Rede Pública Municipal de Saúde, 593 em quarentena domiciliar, 790 óbitos confirmados e 52 óbitos em investigação.