'Vamos trabalhar para todos' garante Capitão Nelson

Capitão Nelson foi eleito no segundo turno com mais de 189,7 mil votos e tem como bandeira a melhora na segurança - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Escolhido pelo povo e eleito prefeito de São Gonçalo em um segundo turno acirrado, Capitão Nelson (Avante), após receber 189.719 votos no último domingo (29), concedeu uma entrevista para O FLUMINENSE e falou sobre os projetos que irá desenvolver na cidade a partir do dia 1º de janeiro de 2021. O candidato destacou a alegria por ter conseguido a virada, após ter saído atrás na disputa durante o 1º turno de votações.

"Eu estou muito motivado após o desfecho da apuração dos votos em São Gonçalo. No primeiro turno, o primeiro colocado colocou uma vantagem enorme e conseguimos reverter isso. As famílias de bem e o povo de São Gonçalo entenderam que nossas propostas são propostas 'pés no chão' e possíveis de serem realizadas. Acho que devo muito isso a quem acreditou na gente", comemorou.

Questionado a respeito das propostas para a área da segurança pública, Capitão Nelson destacou que uma melhora no setor pode acarretar, inclusive, em um desenvolvimento econômico na cidade de São Gonçalo.

"Hoje o município tem um grande número de famílias em comunidades reféns das barricadas construídas por criminosos, bandidos e milicianos. Nosso objetivo é acabar com esses problemas que envolvem as comunidades. Com muito planejamento, temos que entrar nesses locais para disponibilizar os serviços essenciais para a população carente da cidade de São Gonçalo. Logicamente, é um trabalho lento e gradativo, mas vamos realizar esse processo. Nós temos um histórico de várias empresas do município que saíram de São Gonçalo muito por conta desse problema que vivemos na Segurança Pública. A nossa intenção é criar um ambiente favorável para que possamos trazer investimentos de fora para a cidade", disse.

De acordo com Capitão Nelson, o combate ao crime no município pode ajudar na geração de empregos.

"Hoje temos no município de São Gonçalo inúmeros comerciantes que estão precisando efetuar pagamentos para traficantes ou milicianos, então isso acaba desestimulando o empresário a permanecer na cidade. Então, acredito que o processo de melhora na segurança pública pode trazer ao município um favorecimento na permanência desses empresários, além do fato de que minha gestão vai procurar novos investimentos para o município. Assim, diminuiremos a taxa de desemprego", completou.

Sobre a área da saúde, Capitão Nelson foi perguntado sobre de que forma irá lidar com o crescimento do número de casos da covid-19. O prefeito eleito destacou a importância de uma análise precisa na curva de crescimento da doença para que as medidas possíveis possam ser tomadas.

"Já colocamos em prática a primeira reunião com a equipe de transição de governo e pedi aos médicos para que fizéssemos uma análise nessa curva de crescimento do coronavírus, para que me trouxessem os dados e, assim, seja feita uma avaliação do que precisa ser feito. Dessa forma, saberemos exatamente a melhor maneira de agir. Mas é importante destacar que trabalharemos com calma para que minha gestão não tome medidas precipitadas. Nossa meta é que áreas como a da Economia e Saúde não sejam prejudicadas no município. Estamos também na torcida para que nesse mês agora seja apresentada uma vacina e que as coisas voltem ao normal o mais rapidamente possível, para que a gente possa trabalhar melhor na nossa gestão", explicou.

Nelson aproveitou ainda para explicar sobre sua proposta de informatizar a rede municipal de saúde, acelerando os processos de marcação de consultas, por exemplo.

"Hoje, qualquer pessoa que precisa se consultar num posto de saúde precisa aguardar de 3 a 5 meses essa marcação, então isso acaba prejudicando um possível diagnóstico. Quando a gente informatiza, assim que houver a necessidade do paciente marcar esse exame, basta o médico acessar o sistema para que ele saiba exatamente de que maneira o procedimento tem que ser feito para que, no mesmo momento, ele marque a data e hora da consulta médica. Essa mudança acelera o processo nas unidades de saúde e não prejudica um diagnóstico".

Outro ponto abordado durante a entrevista foram as propostas para a área da educação. Capitão Nelson destacou que muitas de suas ideias dependem do controle da pandemia do coronavírus, para que novos passos sejam colocados em prática.

"A nossa proposta na área de educação era ter colégios funcionando de maneira integral, um em cada distrito, para que a criança permaneça na escola tendo atividades culturais de forma presencial. Mas, infelizmente, ficamos dependentes da situação da pandemia. Enquanto não tivermos permissão técnica dos médicos, não posso colocar isso em prática. Então, é importante que a gente tenha a noção do aumento do número de casos para que possamos nos planejar e, logicamente, oferecer à população o melhor atendimento possível", disse.

"Eu sou favorável a que, caso não esteja ocorrendo um aumento acentuado na curva de contágio, mesmo não havendo uma vacina, a gente aprenda a viver com esse tipo de adversidade. O ano de 2020 foi praticamente um ano morto de ensino para as crianças e, se em 2021 seguirmos com esse processo, teremos um atraso aí de toda uma geração. Devemos lembrar que nem todas as pessoas têm acesso ao celular ou internet, então isso prejudica no desenvolvimento escolar. Mas é claro que tudo o que fizermos será mantido de acordo com os protocolos de saúde orientados pela OMS. Nosso objetivo é que a criança não seja prejudicada, então por isso temos o plano A e o plano B", completou.

Aberto a diálogos - Capitão Nelson explicou ainda que estará aberto ao diálogo com as cidades vizinhas ao município de São Gonçalo. O prefeito eleito ressaltou a importância dessa conversa destacando que qualquer ajuda à sua cidade será bem-vinda.

"Esse diálogo faremos não só com as cidades vizinhas, mas também com o Governo do Estado e o Governo Federal. Acho que aquele que se disponibilizar a ajudar o nosso município terá logicamente uma abertura ao diálogo. Acho importante que isso aconteça, pois somos vizinhos. A política da vizinhança vai sim existir com Itaboraí, Maricá, Niterói e outras cidades, pois isso é de extrema importância", pontuou.

Para finalizar, Nelson agradeceu aos seus eleitores pela confiança e garantiu que irá trabalhar muito e governará para todo o povo de São Gonçalo.

"O povo pode esperar muito trabalho da nossa gestão, pode esperar aquilo que a gente já vem fazendo há 38 anos, muito empenho e muita dedicação, não só da minha parte, mas de toda a minha equipe para que a gente melhore a saúde a educação e, principalmente, a área da segurança, dando o apoio necessário para as famílias de bem. O gonçalense pode ter a certeza de que eu não sou prefeito para os meus eleitores apenas, e sim para todos os moradores de São Gonçalo. Vamos trabalhar para todos!".