Outras regiões alagadas

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

As chuvas fortes, que caíram na madrugada desta terça-feira (8) deixaram ruas alagadas em vários locais das regiões Metropolitana e Serrana do Rio de Janeiro, além da Baixada Fluminense. A meteorologista Marlene Leal, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), disse que a chuva foi provocada pela frente fria que chegou sábado (5) ao litoral sul do estado, causando acúmulo de 42 milímetros (mm) na região da Costa Verde.

Segundo Marlene, tal volume é considerado um acumulado razoável. Em Teresópolis, na Região Serrana, entre a tarde de sábado e a manhã de domingo, houve acúmulo de 76 mm.

A meteorologista disse que a situação de frente fria permaneceu sobre o litoral da Região Sudeste, principalmente no Rio de Janeiro, o que ainda ocorre. Ela destacou que, associado ao sistema frontal, a região do Rio tem a zona de convergência do Atlântico Sul, que são acumulados de células de nuvens chamados de cúmulos nimbos desde a região amazônica, atravessam o Centro-Oeste e atingem a Região Sudeste ou Sul.

Teresópolis - Equipes das secretarias municipais de Agricultura, de Defesa Civil e de Desenvolvimento Social começaram ontem a percorrer bairros da zona rural de Teresópolis atingidos na madrugada.

A cidade de Teresópolis está em estágio de atenção, e a Defesa Civil permanece de prontidão, porque ainda tem previsão de chuva para as próximas horas.

De acordo com a prefeitura, o telefone de emergência 199 funciona 24 horas.