Estado: vacinação em março

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Até o dia 20 de dezembro, o estado vai receber oito milhões de seringas para aplicação da vacina contra o vírus da covid-19, garantindo assim a primeira fase da vacinação. A estimativa é de imunizar 3,4 milhões de pessoas no estado. A informação foi divulgada pelo secretário de Estado de Saúde, Carlos Chaves, nesta quinta-feira (10), durante audiência pública da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Esta foi a segunda reunião, realizada este mês, para discutir ações de enfrentamento à pandemia. O secretário também antecipou que o governo já comprou, ao todo, 16 milhões de seringas.

"Em janeiro, devem chegar as outras oito milhões de seringas. A nossa previsão é começar a campanha de vacinação em março. Ela ocorrerá em quatro fases, e neste primeiro momento, vamos priorizar os profissionais da saúde, idosos, população indígena, pessoas com comorbidades, professores, forças de segurança, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade", pontuou. O secretário lembrou que as oito milhões de seringas serão o suficiente para aplicar duas doses para esta população prioritária.

Chaves ainda lembrou que o plano de vacinação seguirá o mesmo protocolo aplicado para as vacinas da gripe e garantiu que a equipe de profissionais da saúde está preparada para aplicar o imunizante. "Nossa equipe tem experiência com imunizações e estamos prontos para dar as vacinas, aguardando apenas as doses chegarem", afirmou.