A força que vem dos pequenos

Charbel - Foto: Olavo Simoes

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Charbel Tauil Rodrigues

Embora pareça difícil fazer um balanço positivo no caso de um ano tão atípico e sofrido quanto este, acredito que seja válido, recordarmos alguns momentos dignos de registro, pelo que agregam de esperança em dias melhores.
Não se trata de ver o mundo sob um otimismo ingênuo, mas ter em mente que, mesmo diante de graves dificuldades, os cidadãos em geral (e os empreendedores, em especial) conseguem sempre surpreender,
pela garra, persistência e solidariedade.

Tomemos como exemplo o Sindicato dos Lojistas de Niterói, que não parou de lutar nem um segundo sequer. Nós não saímos de cena — muito pelo contrário: nos fizemos mais presentes, mais atuantes e mais incisivos na defesa dos legítimos interesses e direitos dos empreendedores locais. Não ficamos, nem estivemos jamais, de cabeça baixa, aceitando algo com que não concordássemos ou que não fosse minimamente aceitável para a nossa categoria.

Desde que a covid-19 tomou a frente dos noticiários, o Sindilojas Niterói lutou contra cobranças descabidas de administradoras de shopping centers e de concessionárias de serviços públicos essenciais, e se posicionou firmemente contra todas as exigências arbitrárias feitas por administradores públicos sem respaldo na ciência ou, no mínimo, no bom-senso.

Sem prejuízo disto, sempre nos mantivemos prontos a aplaudir o que considerássemos correto, assim como estimular todas as medidas razoáveis de proteção à vida dos consumidores e dos nossos colaboradores.

Em meio a todo um cenário adverso, atingimos especialmente a vitória em uma antiga luta nossa, que era a transformação do aniversário de Niterói em mera data festiva, deixando porém de ter o caráter de feriado (assim como é feito, aliás, na imensa maioria das capitais brasileiras).

Os desafios são muitos, mas temos orgulho de nos manter à altura daqueles a quem representamos. O pequeno empreendedor local é um forte, que queremos que seja visto e atendido pelas autoridades públicas como o que é: um grande empregador, importante gerador de renda e recolhedor tributos, e um indispensável vetor de melhoria da qualidade de vida em nossa Niterói tão querida.

Que consigamos enfrentar e vencer a presente tempestade com muito trabalho, desprendimento e fé no que está por vir. Que saibamos emergir de toda esta turbulência mais lúcidos, mais solidários e fraternalmente engajados na construção de um mundo melhor, com mais prosperidade, justiça social, bem-estar e crescente desenvolvimento.

Boas Festas, muita saúde e um excelente 2021 para todos!