Desenvolvimento que passa pela UFF

Instituição, que tem 60 anos de história, tem vários núcleos pelo Estado - Foto: Marcelo Feitosa

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

No ano de 2020, a Universidade Federal Fluminense (UFF) comemorou seus 60 anos, promovendo mudanças na sociedade através da educação, ciência e tecnologia. Hoje ela é composta por quarenta e duas unidades de ensino superior e vinte e sete polos de educação à distância. Com quase três mil e quinhentos docentes, cerca de quatro mil técnicos e mais de 45 mil discentes, hoje ela é a universidade com o maior número de estudantes do Brasil. Em sua trajetória de multiplicidade, a Universidade cruza fronteiras, sejam elas pequenas ou de longas distâncias, e segue firme em sua missão de desenvolvimento do país com responsabilidade social.

A UFF atravessa o município de Niterói desde o início de sua história e pode ser considerada parte da identidade da cidade. Atualmente são três campi (Gragoatá, Valonguinho e Praia Vermelha), seis unidades de ensino isoladas (Faculdade de Direito, Escola de Enfermagem, Instituto de Artes e Comunicação Social, Faculdade de Veterinária e Instituto Biomédico) e dois Hospitais Universitários (HUAP e Hospital de Medicina Veterinária) distribuídos em seis bairros (Centro, São Domingos, Boa Viagem, Santa Rosa, Ingá e Charitas). A Reitoria, localizada em Icaraí, comporta também o Centro de Artes (CEART), a Orquestra Sinfônica Nacional (OSN) e a Editora da UFF (EdUFF), fontes de cultura e arte não só para a comunidade acadêmica, mas para toda a população de Niterói.

Para além disso, selando o compromisso social de expansão do conhecimento, o corpo docente e discente da UFF também está distribuído em nove municípios, ocupando todas as macrorregiões do Estado do Rio de Janeiro. Os institutos da Universidade estão presentes nas cidades de Volta Redonda, Campos dos Goytacazes, Santo Antônio de Pádua, Angra dos Reis, Macaé, Rio das Ostras, Nova Friburgo e Petrópolis, além de Niterói, onde fica sua sede. Os impactos sociais e econômicos, diretos e indiretos, para a população dessas regiões são notórios e a UFF celebra com orgulho a memória e as conquistas dessas unidades.

Volta Redonda - A Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda (EEIMVR-UFF) data do mesmo período da criação da UFF como um todo. O curso superior de Engenharia Metalúrgica foi um dos primeiros a serem idealizados fora da cidade de Niterói. Foi instalado em Volta Redonda, conhecida como 'cidade do aço', em 1961, quando a instituição ainda era UFERJ.

Campos - A Universidade Federal Fluminense está presente na Região Norte Fluminense desde 1962, quando foi criado o Curso de Serviço Social, na cidade de Campos dos Goytacazes, inicialmente como setor regional da Escola de Serviço Social de Niterói, posteriormente atingindo a condição de Departamento. A sede própria foi adquirida em 1975, estabelecendo a presença da UFF na região e o seu compromisso com a interiorização. O reconhecimento da comunidade e a parceria com outras instituições locais propiciaram a criação do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional (ESR-UFF) em 1999, visando atender novas demandas na área do ensino, pesquisa e extensão.

Pádua - Vinte anos depois de se instalar em Campos, a UFF cria o Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (INFES-UFF). Em 1985, se instalava no município de Santo Antônio de Pádua um curso de extensão em Educação Matemática criado por professores do Instituto de Matemática e Estatística da UFF. O diretor da unidade, professor Tibério Borges Vale, informa que esse projeto cresceu e se transformou em uma Licenciatura em Matemática. "A princípio, o curso funcionava em escolas da cidade. Nos anos 2000, começou um processo de cessão de terrenos da prefeitura para a universidade se instalar em sede própria. Em 2009, o instituto foi formalmente criado e posteriormente novos cursos vieram. Atualmente ele abriga sete cursos de graduação e dois mestrados acadêmicos".

Com destaque também para Angra dos Reis, Macaé, Rio das Ostras, Nova Friburgo e Petrópolis.