Orla do Rio será fechada e queima de fogos é proibida

A chegada de 2021 não será igual a de anos anteriores para os cariocas. A tradicional queima de fogos de artifício está proibida em toda a orla do Rio de Janeiro - Foto: Gabriel Monteiro/Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Toda a orla da cidade do Rio de Janeiro será fechada durante a virada do ano, entre quinta (31) e sexta-feira (1°). A decisão, que inicialmente atingiria somente a Praia de Copacabana, foi estendida pela Prefeitura do Rio, conforme anunciado durante uma coletiva de imprensa e publicado no Diário Oficial ainda nesta segunda-feira (28). De acordo com o plano elaborado pelo Executivo Municipal, serão bloqueadas as vias de acesso às orlas da Zona Sul até o Recreio. Também não serão permitidas a realização de festas na areia e no calçadão, inclusive a colocação de cercadinho. Entre o primeiro minuto de 2021 até às 6h do dia 1º não serão permitidos equipamentos de som na areia, quiosques ou no calçadão. Todas essas ações visam mitigar o contágio da covid-19 e evitar aglomerações em pontos de tradicionais festas da virada do ano.

As medidas ainda afetam o trabalho de barraqueiros fixos nas praias, que não poderão funcionar entre 0h do dia 31 até às 6h do dia 1º.

De acordo com a prefeitura, a queima de fogos será proibida na orla carioca entre 0h e 7h do dia 1° de janeiro de 2021. Essa medida também afeta a rede hoteleira. A prefeitura iniciará os bloqueios no trânsito às 20h de quinta-feira, fechando as vias que dão acesso às praias até às 3h de sexta-feira. Neste período, será proibida a circulação de transporte público coletivo (como ônibus, BRT e vans), de serviços de delivery e veículos de carga e descarga. Somente moradores, hóspedes e transportes de trabalhadores de estabelecimentos nos pontos afetados terão a passagem permitida, mediante comprovação.

Táxis com moradores, hóspedes ou trabalhadores dessas áreas poderão circular. Agentes vão coibir o estacionamento na extensão de toda a orla, que só será permitido para moradores ou hóspedes que apresentem comprovante.

Outra medida adotada para conter o contágio da covid-19 é a proibição da entrada de ônibus, micro-ônibus e vans de turismo na cidade do Rio até às 6h do dia 1°.

A Prefeitura do Rio suspendeu a concessão de alvará para a realização de qualquer evento em estabelecimentos até às 6h do primeiro dia do ano. Apenas estabelecimentos que já contam com essa atividade prevista em seu alvará, como casas de shows e hotéis poderão realizar festas, respeitando os limites de lotação e os protocolos de segurança para evitar o contágio da doença.

Além disso, barraqueiros fixos serão proibidos de trabalhar nas praias do Rio até às 6h do primeiro dia
do ano, com o intuito de manter as praias fechadas no Réveillon.