Cidades do Leste e da Região dos Lagos recuperam empregos

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Um levantamento feito pela Firjan e divulgado pela plataforma Retratos Regionais aponta que os municípios do leste da Baía de Guanabara (Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Maricá, Tanguá e Rio Bonito) recuperaram, de julho a novembro, 46% dos postos de trabalho perdidos entre março e junho, meses mais afetados pelas medidas de combate à pandemia e pelas incertezas em relação à economia. Niterói e Itaboraí são os municípios com os melhores desempenhos no período analisado, alcançando, respectivamente, 2.828 e 1.321 recuperações de vagas.

Novembro foi, inclusive, o quinto mês consecutivo de saldo positivo de contratações, quando considerados todos os setores econômicos: indústria, comércio, serviços e agropecuária. De acordo com análise específica da indústria da microrregião, o setor recuperou todos os empregos perdidos durante a crise da covid-19 e ainda gerou 299 novos postos de trabalho formais. Itaboraí ( 1.129) e Niterói ( 797) também se destacaram positivamente entre julho e novembro. O comércio, ainda no mesmo intervalo, está quase recuperando todos postos de trabalho perdidos. 

Região dos Lagos - O mesmo levantamento apontou que a Região dos Lagos recuperou 42% dos postos de trabalho perdidos, no mesmo período verificado nos municípios do leste da Baía de Guanabara, sendo que Cabo Frio ( 1.067) e Búzios ( 712) foram os municípios com os melhores desempenhos. O melhor índice de recuperação na Região dos Lagos é do comércio (60%), seguido do setor de serviços (38%). O recorte contempla os municípios de Araruama, Arraial do Cabo, Búzios, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Silva Jardim.

Análise estadual - Em novembro, o  Rio de Janeiro apresentou o quarto mês consecutivo de saldo positivo nos quatro setores econômicos, com 32.673 vagas criadas, ultrapassando o resultado acumulado em outubro ( 16.089), setembro ( 9.449) e agosto (5.230).