Niterói ganha nova área de conservação

Parque da Água Escondida - Foto: Luciana Carneiro/Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Com cerca de 56% de suas áreas preservadas, Niterói ganhou mais uma área de conservação: o Parque Natural Municipal da Água Escondida. Será a maior área protegida da parte central da cidade com 62 hectares. A região abrange partes dos bairros de São Lourenço, Cubango, Fonseca, Fátima e Pé Pequeno. A criação do parque foi confirmada através da Lei n°2.621, sancionada pelo Prefeito Rodrigo Neves e publicada em Diário Oficial do último dia 18.

O novo espaço verde faz parte do Plano de recategorização da atual Área de Proteção Ambiental (APA) da Água Escondida. Para consolidação, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS) abriu espaço para que moradores e ambientalistas pudessem colaborar, antes da mensagem ser analisada e aprovada pela Câmara dos Vereadores.

Com a criação do Parque, a região, que inclui áreas de importância histórica para a cidade, como o Morro do Boa Vista, vai ganhar infraestrutura, com demarcação de trilhas e centro de visitantes. O principal objetivo da recategorização é ampliar a proteção das nascentes, fragmentos florestais e patrimônio histórico do município.

A Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS) desenvolveu um estudo técnico sobre o assunto, que foi apresentado ao Conselho Municipal de Meio Ambiente de Niterói (COMAN).

Dentro do Parque estará a antiga Chácara do Vintém, implantada em 1837, formada por um aqueduto, caixas de depuração e canalizações. A criação do Parque prevê a reforma dessas históricas ruínas, além da criação de plano de manejo para toda a área, com supressão de vegetação exótica e invasora, proteção das nascentes e reflorestamento no Morro Boa Vista. O patrimônio histórico composto pela captação de água na Chácara do Vintém, o aqueduto, o reservatório e a antiga fonte de abastecimento público serão protegidos

O secretário municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Eurico Toledo, explicou que a criação do Parque faz parte de um amplo programa de preservação no município de Niterói, dentro do Programa Niterói Mais Verde.

"Trabalhamos dentro de um contexto de buscar enquadrar as áreas verdes da cidade na legislação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação. É uma valorização não somente da proteção ambiental, mas também resgate histórico a importância história do local. No mais, a região possui potencial para atividades relacionadas à pesquisa científica, proteção do patrimônio arquitetônico e paisagístico, educação ambiental e fomento ao turismo, sempre integrado às necessidades das comunidades do entorno", observou o secretário.

Uma trilha será implantada ligando o Bairro de Fátima até um mirante a ser instalado no Morro da Boa Vista, parte integrante do Parque. A Prefeitura de Niterói já vem promovendo a maior iniciativa de reflorestamento da cidade no Morro da Boa Vista, que é parte do novo parque, com ações lideradas pela Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS) e pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

O Parque Natural Municipal da Água Escondida terá uma integração com o Parque das Águas, também na área central da cidade, e foi revitalizado pela atual gestão. O nome Água Escondida vem da expressão indígena que deu origem ao nome da cidade de Niterói, e que aquela região era aldeia de Arariboia, por ser um lugar considerado seguro e estratégico, com vista para a Baía de Guanabara.