Pandemia: Brasil tem 197,7 mil mortes e 56,6 mil novos casos

País registrou segundo maior número de mortos desde o início de setembro, perdendo apenas para 30 de dezembro - Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Brasil registrou 56.648 novos casos de covid-19 e 1.171 novas mortes pela doença em 24 horas. Os dados estão na atualização diária do Ministério da Saúde, divulgada na noite de ontem (5) e se referem aos registros feitos desde o boletim de segunda-feira.

O número de novos óbitos foi o segundo maior desde o início de setembro, perdendo apenas para o dia 30 de dezembro, quando foram registradas 1.194 novos falecimentos em decorrência do novo coronavírus.

Com as novas mortes, as vidas perdidas para a pandemia subiram para 197.732. Ontem, os dados do Ministério da Saúde sobre a doença traziam 196.561 óbitos. Ainda há 2.550 falecimentos em investigação.

Com os novos casos acrescidos às estatísticas, o total de pessoas infectadas desde o início da pandemia foi para 7.810.400. Até ontem, o sistema do Ministério da Saúde com dados sobre a pandemia marcava 7.753.752 diagnósticos de covid-19 ao longo da pandemia.

Conforme o painel do Ministério da Saúde, há ainda 649.261 casos ativos em acompanhamento. O número de pessoas que se recuperaram da covid-19 chegou a 6.963.407.

Em geral, os registros de casos e mortes são menores aos domingos e segundas-feiras em razão da dificuldade de alimentação dos dados pelas secretarias de saúde aos fins de semana. Já às terças-feiras, os totais tendem a ser maiores pelo acúmulo das informações de fim de semana que são enviadas ao Ministério da Saúde. No caso desta semana, pode ser acrescido o feriado do dia primeiro, que caiu na sexta-feira.

Estados - No topo da lista dos estados com mais mortes por covid-19 estão São Paulo (47.222), Rio de Janeiro (25.837), Minas Gerais (12.083), Ceará (10.042) e Pernambuco (9.709). Já entre os últimos no ranking estão Roraima (798), Acre (808), Amapá (943), Tocantins (1.248) e Rondônia (1.852).

Novo painel do RJ - Em entrevista coletiva nesta terça-feira, o secretário de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Carlos Alberto Chaves, anunciou a nova versão do Painel Coronavírus, que entrou no ar com informações mais acessíveis sobre a Covid-19 e com uma apresentação completa e simplificada dos dados da pandemia no Estado do Rio. O secretário de Saúde do município do Rio, Daniel Soranz, participou da entrevista e reforçou a intenção de trabalhar de forma integrada com o Estado.

O painel será a fonte exclusiva de informações da Secretaria de Estado de Saúde sobre dados da Covid e está disponível no endereço http://painel.saude.rj.gov.br/monitoramento/covid19.html. Nele, há informações sobre o número de casos e óbitos por Covid, taxa de ocupação dos leitos destinados à doença, e tempo de espera em fila para transferência para esses leitos, entre outras.

Chaves ressaltou a transparência nas informações proporcionada pelo novo serviço, e elogiou a parceria e a união com a Secretaria Municipal de Saúde: "Para mim, a transparência é o único caminho. Todos sabemos as dificuldades que existem, ninguém é inocente de achar que não existem dificuldades. Mas é para frente que se anda. Temos de divulgar as informações de forma única, para lutar contra a desinformação", disse ele.

Para Soranz, é fundamental disponibilizar informação única, correta e organizada. "O que o secretário de Estado está apresentando aqui hoje é uma forma de organizar a informação e deixá-la cada vez mais simples e objetiva para as pessoas usarem. Fiquei muito surpreso com a qualidade técnica de toda a formatação dos dados. Não é uma coisa fácil de fazer.
A gente vai usar no município do Rio também o painel do estado, para que se tenha informação única".

Informações detalhadas por município - No novo Painel Coronavírus, todos os dados serão atualizados diariamente, a partir das 17h. A informação detalhada de cada indicador estará disponível nas abas internas. O painel abre com os números de casos e óbitos registrados nos sistemas de informação nas últimas 24 horas, o que não quer dizer que tenham ocorrido neste período. A taxa de ocupação de leitos no estado é calculada com base nas informações enviadas pelos municípios. O site traz ainda informações consolidadas a respeito de cada um dos 92 municípios do estado.

Os dois secretários também falaram sobre a adoção da regulação única de leitos no estado, que começará já na próxima semana para os leitos de Covid-19, e posteriormente para os leitos dos serviços de saúde de alta complexidade, como UTIs e tratamentos de oncologia, cardiologia e neurologia, entre outros. "Nessa hora de pandemia, a regulação única é ainda mais importante, porque todos os cidadãos têm as mesmas oportunidades de acesso", disse Chaves. Daniel Soranz afirmou que "não dá para pensar em Sistema Único de Saúde se cada um puxar para um lado e não remando para o mesmo local".