Washington institui toque de recolher

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Congresso norte-americano foi bloqueado por agentes da Guarda Nacional ontem (6), após manifestantes invadirem o prédio e entrarem em confronto com a polícia. A cidade instituiu toque de recolher às 18h para evitar a continuidade das manifestações. Uma manifestante ainda não identificada foi baleada durante o confronto. Até o fechamento desta edição não havia confirmação da polícia ou das equipes de socorro que atuaram no local, apenas foi divulgada a informação de que a vítima se encontra em estado crítico. O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, reuniu a imprensa na tarde de ontem em seu gabinete de transição para pedir que as manifestações que tomaram as ruas do Capitólio cessem e que haja uma transferência pacífica de poder.

Durante o discurso, o democrata afirmou que a atual situação "não é discordância, é desordem e caos."

"Vocês me ouviram dizer isso antes, em outro contexto: as palavras de um presidente importam. Eu peço que o presidente Trump cumpra seu juramento e defenda a Constituição. [Trump] deve exigir um fim a este cerco", disse Biden.

Sobre o processo eleitoral, Biden comentou que "a certificação do voto do colegiado eleitoral deveria ser um ritual sagrado, com o propósito de reafirmar a majestade da democracia americana. O dia de hoje é um doloroso lembrete de que a democracia é frágil."

Donald Trump também se manifestou. Nos jardins da Casa Branca, o atual presidente solicitou que os manifestantes "fossem para casa".