Novas medidas para o carioca

Segundo Paes, o objetivo da resolução conjunta é reunir toda a legislação que já existia no município, com atualizações - Foto: Divulgação / Prefeitura do Rio

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O prefeito Eduardo Paes apresentou nesta quarta-feira (13/01), em reunião com secretários e lideranças dos diversos setores econômicos da cidade, medidas de proteção à vida para o enfrentamento à Covid-19, de acordo com os níveis de alerta da doença nas regiões administrativas. As regras constam de resolução conjunta das secretarias de Saúde do município e do estado do Rio, publicada em edição do Diário Oficial.

Depois do encontro, realizado na sede da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto (Cdurp), no Centro, o prefeito anunciou que ações de conscientização vão começar na sexta-feira (15/01) e fez um apelo para que as pessoas também colaborem na luta contra a pandemia.

"O que buscamos fazer nessa resolução conjunta é reunir toda a legislação que já existia no município. Obviamente, atualizando, trazendo algumas novidades, fazendo em conjunto com o estado também, para que um tema complexo ficasse mais simples para a compreensão da população. É uma tentativa de deixar tudo mais claro, depois de tantos meses de regras da Prefeitura e de regras do governo do estado, nem sempre coincidentes", disse Paes, ressaltando que a Prefeitura não consegue fiscalizar todos os lugares da cidade e precisa da ajuda da população.

"É importante seguir as regras básicas, o uso de máscara, o distanciamento e lavar as mãos. Pessoas com mais de 60 anos devem tentar permanecer em casa. Isso vale para todas as situações", reforçou.

As medidas foram divididas em três categorias: permanentes, variáveis e recomendáveis. As permanentes baseiam-se nos três pilares de proteção: higienização das mãos, respeito ao distanciamento e uso de máscara. Trata-se de iniciativas básicas para o enfrentamento à pandemia e que deverão continuar sendo respeitadas por toda a população.

As ações variáveis serão proporcionais aos estágios estabelecidos pelo Centro de Operações e Emergências - COE Covid-19, a partir do boletim epidemiológico que será divulgado semanalmente. Cada uma das 33 regiões administrativas da cidade deverá seguir as medidas de acordo com o nível de alerta respectivo à área. São três estágios de risco: moderado, alto ou muito alto.

A Prefeitura do Rio também lista uma série de recomendações para grupos específicos da sociedade, como indivíduos com mais de 60 anos ou que apresentem pelo menos uma das condições que os coloquem em situação de extrema vulnerabilidade.

As medidas classificadas como "permanentes" e "variáveis" têm caráter obrigatório e devem ser seguidas por todos, inclusive frequentadores e clientes de estabelecimentos e locais de uso coletivo. Quem for flagrado desobedecendo às medidas poderá ser individualmente responsabilizado.

"O time técnico da prefeitura tem dito que são regras claras e possíveis de serem cumpridas. Se forem necessárias regras mais radicais, adotaremos", avisou Paes, negando que a resolução em conjunto seja um "relaxamento" das regras de isolamento social.

Ninguém está relaxando, pelo contrário. Estamos fazendo regras claras. Alguém sabe me dizer qual a regra que valia na cidade? Todas as boates e danceterias estão abertas, cheias de gente", disse.

Participaram da reunião os secretários de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, Chicão Bulhões, de Saúde, Daniel Soranz, e de Ordem Pública, Brenno Carnevale, além de representantes do setor econômico.