IPTU tem descontos de até 20%

No Rio, o desconto oferecido é de 7% para os cariocas que escolherem pagar o imposto em uma única parcela - Foto: Arquivo/EBC

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O ano de 2021 começou e os cidadãos precisam realizar o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Nos municípios do Rio, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá os contribuintes podem optar pea cota única ou parcelado. Mas em Niterói o prazo da cota única já acabou. Aos que optam pela cota única, as cidades dão desconto entre 20% e 5%. Itaboraí sai na frente com 20%, seguido por Maricá, com 15%.

Em Niterói, a prefeitura ofereceu 8,5% de desconto para quem realizasse o pagamento do valor total até o dia 8 de janeiro, com exceção dos cidadãos incluídos na Lei do Bom Pagador, que receberam até 13% - nestes casos, tanto cota única como parcelamento recebem o desconto. Os contribuintes que estão com os impostos em dia já receberam o desconto de 5% do "Bom Pagador" no IPTU de 2021.

Já no Rio, o desconto oferecido é de 7% para os cariocas que escolherem ficar em dia e pagar o imposto em uma única parcela. Por último, São Gonçalo tem a menor taxa de desconto, cedendo apenas 5% paga aos contribuintes por meio da cota única até a data limite.

As datas de pagamento são variadas de acordo com a região, enquanto Niterói já entregou os carnês e colocou como data limite a primeira sexta-feira do ano (8), Itaboraí seguiu o caminho contrário e dará aos moradores da cidade e donos de propriedades até o dia 10 de março.

Em todos os casos a data do vencimento é a mesma para a cota única e para a primeira parcela, em caso de pagamento parcelado, com exceção de Niterói, que foi 11 de janeiro. São Gonçalo é 29 de janeiro. No Rio o vencimento é 5 de fevereiro. Em Maricá no dia 28.

Quanto à entrega dos carnês, o Rio não fará mais a entrega do boleto físico, o município enviará pelos Correios apenas uma guia com dois códigos, um referente ao pagamento da cota única e outro à primeira parcela. Os boletos dos outros meses serão disponibilizados somente de forma online através dos portais da prefeitura da cidade, que terão vencimento entre março e novembro.

Niterói entregou os carnês do IPTU através dos Correios, além de realizar uma força-tarefa para a entrega de 2ª vias. Os contribuintes que ainda não tiveram acesso aos boletos, podem dirigir-se à sede da Secretaria de Fazenda de Niterói, na Rua da Conceição, nº100, Centro, em administrações regionais ou retirar através do site da Secretaria de Fazenda da cidade.

Em São Gonçalo, a entrega dos carnês também está sendo feita pelos Correios, mas há outras duas opções para os contribuintes que ainda não receberam: retirar no site da Prefeitura de São Gonçalo ou presencialmente, podendo optar pela sede da Prefeitura, na Rua Felíciano Sodré, 100, Centro, ou no Posto Fazendário do Arsenal, na Avenida Eugênio Borges, nº 853, no Via Lagos Shopping, Arsenal.

Em Maricá a prefeitura realizou o envio através dos Correios, priorizando apenas os idosos, que vão ter seus IPTUs entregues em casa por funcionários da prefeitura até o próximo dia 29. A cidade também disponibiliza o carnê por meio do site da prefeitura para aqueles que não receberam ou precisam retirar a 2ª via e tem como opções de retirada presencial os postos dos Serviços Integrados Municipal (SIM) do Centro, de Inoã e Itaipuaçu.

Em Itaboraí os carnês ainda estão em fase de confecção, com previsão de início da distribuição na segunda quinzena de janeiro. As parcelas serão divididas entre março e dezembro. Aos que optarem por retirar de maneira online, o serviço estará disponível no site quando as entregas começarem. O atendimento presencial será na sede da Secretaria que fica localizada na Rua Fidélis Alves, nº 101, Centro, e no posto de atendimento em Manilha ,na Av. Prefeito Milton Rodrigues Rocha, Galeria Nova Grécia, nº 161, loja 42.