Conleste elege nova diretoria

Por Cristina Cruz

Eleição está marcada para dia 25. Serão escolhidos novo presidente, vice, conselho fiscal e suplentes

O Consórcio Público Intermunicipal do Leste Fluminense (Conleste) está com eleição está marcada para o próximo dia 25, às 14 horas, en sua sede, em Itaboraí. De acordo com o diretor executivo, João Leal, as chapas ainda não foram apresentadas.

"Como se trata de uma eleição entre apenas 16 prefeitos, acreditamos que as chapas devem sem montadas no dia da eleição," explicou.

Nesse dia serão eleitos o prefeito presidente, prefeito vice-presidente, três prefeitos representantes do conselho fiscal e mais três suplentes. O Conleste conta ainda com mais oito prefeitos que fazem parte do conselho administrativo, totalizando 16 líderes executivos.

O atual presidente é o ex-prefeito de Itaboraí, Dr. Sadinoel, seguido pelo vice, o prefeito reeleito de Teresópolis, Vinicius Claussen. O consórcio se reúne a cada dois meses com os prefeitos para deliberar temas de relevância regional.

Segundo João Leal, o Conleste tem a missão de potencializar as vocações da região, através de projetos e planos de ações regionais com foco em resultados mensuráveis. O objetivo é traçar e articular estratégias de atuação integradas entre os municípios, contribuindo para o desenvolvimento humano, progresso econômico, reconhecimento cultural e preservação do meio-ambiente através de práticas de sustentabilidade na região.

De acordo com a diretoria, o Conleste realizou em 2020 uma série de fóruns técnicos por seguimento -cultura, economia, meio ambiente -, planejando planos de ações com base nas vulnerabilidades de cada região.

"Há projetos voltados para a agricultura, para pavimentação de estradas vicinais. O primeiro quilômetro será feito em Magé. Todo material vem da empresa que qualifica os servidores públicos em parceira com o Conleste", explicou.