Rio vacina só a partir de 99 anos

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Começou nesta segunda-feira (1º) a etapa de vacinação dos idosos cariocas com 99 anos ou mais contra a covid-19, realizada pela Prefeitura do Rio de Janeiro. Até o dia 27 de fevereiro, o calendário vai contemplar as pessoas com mais de 80 anos, que podem ser imunizadas nas 236 clínicas da família e centros municipais de saúde. Além das unidades de Atenção Primária, haverá vacinação no sistema drive-thru no próximo dia 6 e nos sábados subsequentes para atendê-los. Esses postos funcionarão das 8h às 12h, nas policlínicas Lincoln de Freitas Filho (Santa Cruz) e Guilherme Manoel da Silveira (Bangu); no CMS Belizário Penna (Campo Grande); no Sambódromo, na Cidade Universitária e no campus da UFRJ, em Botafogo; no Parque Madureira; no Estádio do Engenhão; e no Parque Olímpico.

Também haverá drive-thru realizado pela Uerj, de segunda a sexta, das 9h às 15h, com vacinas disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). É importante que os idosos levem seus documentos de identidade e, se possível, suas cadernetas de vacinação.

O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, esteve no Centro Municipal de Saúde Píndaro de Carvalho Rodrigues, na Gávea, na manhã desta segunda para acompanhar a vacinação no local. Até o fechamento desta edição, cerca de 2,08% da população carioca já havia sido vacinada, 140 mil pessoas em média. Com esse número, o Rio de Janeiro é uma das cidades que mais vacinou contra a covid no país. Na medida em que novas doses da vacina sejam entregues, o público da campanha será ampliado.

"Estamos trabalhando sempre no limite de acabar as doses, porque o objetivo é vacinar com a maior velocidade para proteger a população o mais rápido possível. Essa vacina é essencial para evitar internações e óbitos. Temos a expectativa de receber mais doses e a boa notícia de não termos mais pacientes esperando por leito para covid na cidade. Mas todo mundo tem que estar muito atento", alertou o secretário.

Primeira idosa a ser vacinada na unidade, a jornalista Zuleide Souza de Lima tem 101 anos e 11 meses, três netos e 13 bisnetos. Moradora do Leblon, ela cuida da saúde e da alimentação e fez questão de tomar a vacina.

"É uma delícia. Todos têm que tomar porque é importante para a segurança de todo mundo", afirmou.

O advogado Milton Soldani Afonso, de 99 anos, acorda às 5h30 para praticar exercícios físicos. Com quatro filhos, 12 netos e quatro bisnetos, o morador de Ipanema conta que viveu muitas batalhas ao longo da vida. A mais recente foi a luta contra a covid, que o levou a ser internado por 26 dias,
chegando a estar em estado gravíssimo:

"Deus tem me abençoado sobremaneira. Eu sempre fui um sonhador, e a vacina foi mais um sonho".

A recomendação para vacinação de idosos restritos ao leito (acamados) é procurar no serviço Onde Ser Atendido (https://www.subpav.org/ondeseratendido/) a unidade de referência e entrar em contato. A equipe fará o cadastro e passará as orientações sobre a vacinação. Em caso de dificuldade, é possível também solicitar o agendamento pelo e-mail: [email protected] .