Você pode conseguir

Dom José Francisco - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Dom José Francisco

A atual pandemia de Covid-19 está sendo estressante para muitos e as sensações de medo e ansiedade podem ser ainda piores para aqueles que precisam estar em isolamento.

Algumas recomendações básicas, que já conhecemos, poderiam ajudar neste momento. Nunca é demais recordar. As dicas abaixo estão focadas no bem-estar psicológico das pessoas e associadas às recomendações médicas em relação à contenção da pandemia.

Primeiro de tudo: prepare-se.

Isto não significa estocar alimentos ou produtos de limpeza. Não há previsão de falta de produtos, se todos comprarem somente o necessário. As outras pessoas também precisarão dos mesmos produtos que nós.

Não sabemos quanto tempo a quarentena irá necessitar para estabilizar a pandemia em números aceitáveis. Por isso, é bom nós pensarmos no que, realmente, vamos precisar neste período. Quais os alimentos, quais os medicamentos essenciais? Se alguém usar medicamentos com prescrições, obtenha o medicamento relevante antes de autoisolar-se.

E não seria bom fazer um plano com seus vizinhos e amigos, como, quem pode levar comida, quem pode ir ao mercado, quem está disponível para qualquer emergência?

Toda situação de exceção mostra sempre o melhor e o pior de nós. Em qual dessas situações queremos nos incluir e por qual delas queremos ser lembrados?

Não existe um tempo oficial estabelecido para a duração do período de isolamento: estes prazos estarão sempre submetidos à atualização. Por isso, é preciso viver o dia a dia, como a oração do Pai-Nosso nos inspira.

Por fim, ficar em um único local, por períodos prolongados, pode ser estressante. Experiências de astronautas, pesquisadores na Antártica e outros em situações extremas, já mostraram como ficar sozinho é bem difícil. Mas você pode conseguir.

Volto ao tema na semana que vem, apontando algumas dicas.