S. Gonçalo com vacinação tranquila

Polo Sanitário Washington Luiz teve vacinação tranquila durante todo o dia - Foto: Divulgação / Prefeitura de São Gonçalo

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O retorno da vacinação em São Gonçalo com as novas doses de CoronaVac foi tranquilo nesta quinta-feira (11). A Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo disponibilizou as 8,2 mil doses que chegaram, na última terça-feira (9), para idosos a partir de 87 anos e profissionais da saúde com mais de 60 anos, que trabalham em hospitais da cidade ou que morem em São Gonçalo e atuem em hospitais de outras cidades. A secretaria, paralelamente, imuniza profissionais de saúde da linha de frente, pessoas em Instituições de Longa Permanência (Ilpis) e pessoas de residências terapêuticas com a segunda dose. A vacinação continua nesta sexta-feira (12) em cinco unidades de saúde.

Neste primeiro dia de retomada, o atendimento foi tranquilo. Houve pequenas filas antes da abertura dos postos, mas com o inicio da aplicação da vacina, as filas diminuíram significativamente, o que permaneceu durante todo o dia. Em todas as unidades, os idosos acima de 90 anos, mais debilitados, tiveram prioridade no atendimento. Também houve vacinação em sistema drive-thru nas cinco unidades para os idosos. Profissionais de saúde fizeram a triagem dos grupos prioritários. A Guarda Municipal deu apoio, controlando o trânsito e os veículos que seguiam para o drive-thru.

Nesta quinta (11), foram vacinados 33 profissionais de saúde e 982 idosos. Ao todo, até o fim da tarde quinta-feira (11), São Gonçalo vacinou 24.615 pessoas, sendo 21.759 trabalhadores da saúde, 1.419 idosos com mais de 87 anos, 1.370 funcionários e pessoas em Instituições de Longa Permanência (Ilpis) e 67 pessoas de residências terapêuticas.

"Gostei muito da organização. Tudo muito bom e, principalmente, sem fila", disse a contadora Fernanda Alfradique, de 34 anos, que levou a avó Joaquina Soares Pinto, de 87 anos, na Unidade Municipal de Pronto Atendimento (Umpa) de Nova Cidade.

Vivian Pastor também levou a avó Eulina Soares, de 88 anos, na Clínica Municipal do Mutondo na tarde desta quinta-feira (11). "Eu nem sei como seria para vacinar a minha avó se não fosse pelo drive-thru. Ela não é acamada, mas não tem todos os movimentos e necessitaria de uma cadeira de rodas para sair do carro. É essencial este serviço, também para evitar a exposição. Muito boa a organização. Foi tudo muito rápido e não gastei nem 10 minutos", contou Vivian.

Nesta etapa, podem ser vacinados, nas unidades de saúde, idosos com mais de 87 anos que apresentem documento de identidade, CPF ou cartão do SUS e carteira de vacinação e os profissionais de saúde com mais de 60 anos e que trabalham em hospitais. São eles: enfermeiro, técnico e auxiliar de enfermagem, médico, fisioterapeuta, nutricionista, odontólogo, fonoaudiólogo, psicólogo, biólogo, farmacêutico, assistente social, biomédico e auxiliar e técnico de saúde bucal.

Os idosos acamados que já são atendidos pelo Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) também serão vacinados. Todos os profissionais da saúde serão contemplados com a vacinação. Entretanto, a ampliação da cobertura desse público será gradativa, conforme a disponibilidade de vacinas. Desde o início da campanha de vacinação contra covid-19, o município de São Gonçalo vem cumprindo o que determina o Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, tanto na utilização e reserva das vacinas quanto no atendimento aos grupos prioritários.