Consultorias para mais de 3,3 mil empresas

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Com a crise provocada pela pandemia, as micro e pequenas empresas precisaram se reinventar. Em recente pesquisa do Sebrae, 46% dos empreendedores do estado do Rio de Janeiro disseram que investiram em inovação para driblar a crise. O empreendedor foi buscando caminhos para sobreviver a um período tão complicado, mas inovar sem planejamento, pode ser fatal para o negócio.

Pensando em fomentar e aprimorar a gestão dos negócios, até o fim de 2022, o Sebrae Rio ajudará 3,3 mil micro e pequenas empresas dos setores de comércio e serviços, com consultorias 100% gratuitas presenciais e online. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://brasilmais.economia.gov.br/

Atualmente, o estado do RJ conta quase 482 mil pequenos negócios voltados para os setores de comércio e serviços. O empresário Fernando Mendes é um deles. Dono do Bar Caiçara, na Ilha da Gigoia, ele resolveu empreender, em 2011, em parceria com a sua mulher Tathiana Pomo. Eles já participaram de programas similares do Sebrae e consideram que as lições aprendidas foram fundamentais para passar pela crise do coronavírus.

"Em 2016 houve uma grave crise econômica no país e procuramos orientação do Sebrae. Conseguimos passar por esse momento de instabilidade e muitos dos ensinamentos aprendidos naquela época usamos no ano passado. Quando começamos, o bar tinha muito a nossa cara, com nossos erros e acertos, além de alguns vícios. A partir do momento que entramos no programa, fizeram um levantamento dos nossos pontos fortes e fracos. Com esse diagnóstico, passamos a adotar diferentes metodologias para melhorar a gestão da empresa, o atendimento e oferecer novos produtos", explica Fernando.

Para o pequeno negócio, a palavra inovação assusta. Muitos empreendedores acreditam que o investimento é muito alto, mas uma mudança pode ser o ponto de partida para a virada da empresa. "A crise do coronavírus teve impacto na economia. O comportamento do cliente mudou ao longo do ano passado. As micro e pequenas empresas que perceberam essa transformação viram novas possibilidades de negócios. O programa Brasil Mais vai contribuir para o desenvolvimento das empresas. O empreendedor precisa estar atento às nossas orientações para atingir resultados rápidos, de baixo custo e de alto impacto", destaca Mariangela Rosseto, coordenadora do Comércio e Serviços do Sebrae Rio.