RJ: melhor geração de empregos formais pelo 2º mês consecutivo

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Pelo segundo mês consecutivo, o estado do Rio de Janeiro alcançou o melhor resultado na geração de empregos formais em toda a série histórica iniciada em 2007. Em dezembro, as micro e pequenas empresas geraram 7,2 mil postos formais de trabalho, um aumento de 421%, em comparação com dezembro de 2019. É o que aponta levantamento do Sebrae Rio, com base nos dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).

No segundo semestre do ano passado, as micro e pequenas empresas geraram mais de 68 mil empregos formais, reforçando que a economia vem reagindo graças às medidas de apoio ao empreendedorismo. Entre julho e dezembro, as MPEs fluminenses conseguiram recuperar 79% das vagas perdidas, em comparação com os seis primeiros meses do ano passado.

Para o analista do Sebrae Rio, Felipe Antunes, o resultado alcançado surpreende positivamente. "Historicamente dezembro é um mês de poucas contratações. Mesmo diante de uma pandemia, o cenário de recuperação das micro e pequenas empresas é animador. Por terem uma estrutura menor, os pequenos negócios conseguem se adaptar com mais facilidade".

A recuperação do mercado de trabalho apresentada pelas micro e pequenas empresas não foi suficiente para recuperar as vagas perdidas no período mais crítico da pandemia. No balanço de 2020, as MPEs do estado do RJ fecharam mais de 16 mil postos de trabalho. Já as médias e grandes empresas encerraram mais de 105 mil empregos formais no período.

"Para os próximos meses, uma recuperação no mercado formal de trabalho dependerá de um reaquecimento da economia, principalmente das atividades ligadas ao setor de serviços, que foram bastante impactadas pela pandemia", conclui Felipe.

Caxias lidera estatísticas- As micro e pequenas empresas de 51 municípios apresentaram saldo líquido de emprego positivo no ano passado, com destaque para Duque de Caxias (2,6 mil vagas), Nova Iguaçu (1,3 mil), São Gonçalo (942), Campos dos Goytacazes (852) e Maricá (826).

As micro e pequenas empresas do comércio terminaram o ano com saldo positivo de 4,5 mil empregos formais com carteira assinada. As atividades que mais geraram oportunidades foram Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas (2,3 mil vagas), Supermercados (2,1 mil vagas) e Serviços combinados de Escritório e Apoio Administrativo (1,8 mil vagas). A maioria das vagas foram para balconista, operador de caixa e repositor de mercadorias.