SG amplia postos de atendimento para vacinação contra a covid-19

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo começa a vacinar trabalhadores da saúde e idosos que já tomaram a primeira dose de CoronaVac na próxima quarta-feira (24). Para a imunização, a cidade ampliou os pontos de atendimento para oito, sendo três deles com drive thru, e que funcionarão das 8h às 17h. Foram incluídos o ginásio e o campo do Clube Mauá e o Centro de Tradições Nordestinas, em Neves, os dois últimos exclusivos para drive-thru. O pólo sanitário de Rio do Ouro também voltará a vacinar. Além da segunda dose, a cidade começa a vacinar idosos com mais de 81 anos que são acamados ou têm mobilidade reduzida e são atendidos pela Estratégia Saúde da Família (ESF) em suas residências.

Só devem se dirigir a um dos pontos de vacinação aqueles que tomaram a primeira dose de CoronaVac em São Gonçalo e que já tenham 21 dias de vacinado. Para ser imunizado, deve-se ter em mãos o comprovante de vacinação da primeira dose de CoronaVac feito pela Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo. Não é obrigatório tomar a segunda dose na unidade em que foi aplicada a primeira vacina. Quem não tiver o comprovante não será vacinado.

Não há necessidade de correria aos locais de vacinação e nem de formação de filas antes da abertura dos pontos de atendimento. A segunda dose desse público - um total de 10.720 pessoas - já está reservada e pode ser administrada entre 21 e 28 dias após a primeira dose para garantir a eficácia. Os que foram vacinados com o imunizante Oxford/Astrazeneca devem aguardar o intervalo da vacina, que ainda não está disponível.

Os idosos acamados ou com mobilidade reduzida, a partir de 81 anos, que são atendidos pela Estratégia Saúde da Família (ESF), serão vacinados em suas residências. Ao todo, devem ser vacinados 1.260 idosos nesta situação.

A Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo retirou, na última nesta sexta-feira (19), 11.980 doses da vacina Coronavac da Coordenadoria Geral de Armazenamento (CGA), no Barreto, em Niterói.

São Gonçalo segue imunizando com a segunda dose os trabalhadores da saúde que atuam em hospitais e postos da linha de frente da covid-19, em seus locais de trabalho, e idosos em instituição de longa permanência (Ilpis) e residências terapêuticas.