Dia Mundial de Doenças Raras terá debate na Câmara de Niterói

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Em comemoração ao Dia Mundial de Doenças Raras, celebrado em 28 de fevereiro, a Câmara Municipal de Niterói, por iniciativa do vereador Fabiano Gonçalves, promove na sexta-feira, 26, às 15h, no Plenário Brígido Tinoco, uma sessão solene com participação do médico João Gabriel Lima Daher, que falará sobre o número de casos em Niterói, os procedimentos técnicos e incentivos a tratamentos, traçando um quadro de diagnósticos que engloba o Estado do Rio. Segundo estudos, existem entre 6 a 8 mil tipos de doenças raras, e cerca de 15 milhões de brasileiros são portadores de alguma delas.

A atenção à saúde de pessoas com síndrome de Down, autismo, doenças autoimunes, mucopolissacaridoses, distrofias musculares, entre outras condições, serão discutidas no debate. Também foram convidados o prefeito Axel Grael, o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, e representantes de instituições.

"É muito triste ter um parente com uma doença rara e não ter onde procurar tratamento. Niterói precisa de um centro de triagem para doenças raras e autoimunes, para que os pacientes possam ser diagnosticados e tratados com o carinho que merecem", defende o vereador Fabiano Gonçalves.