C-19: maratona de imunização

Juntas, São Gonçalo e Niterói irão iniciar a imunização de cerca de 20 mil pessoas contra o novo coronavírus - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Niterói inicia nesta sexta-feira (26) a aplicação da primeira dose da vacina contra a covid-19 em idosos com mais de 85 anos. Na semana que vem, a partir de segunda-feira (1º), será a vez das pessoas de 84 a 80 anos. Será imunizada uma faixa etária por dia, usando as doses de vacina recebidas na última quarta do Governo do Estado.

Durante anúncio feito nesta quinta-feira (25), em transmissão nas redes sociais, o prefeito de Niterói, Axel Grael, falou sobre a ampliação das faixas etárias a serem vacinadas contra covid-19 nos próximos dias.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, explicou o calendário.

"Amanhã, 26 de fevereiro, começamos a vacinação de idosos a partir de 85 anos. No dia primeiro de março, pessoas a partir de 84 anos. No dia 2 de março, pessoas a partir de 83 anos. No dia 3 de março, pessoas a partir de 82 anos. No dia 4 de março, pessoas a partir de 81 anos. Por fim, no dia 5 de março, pessoas a partir de 80 anos. Esse calendário foi feito a partir de estimativa populacional com dados do IBGE. Acreditamos que será possível vacinar toda essa faixa etária, mas na quarta-feira vamos reavaliar o estoque e manteremos a população informada", detalhou.

A imunização será realizada nas policlínicas da Engenhoca (incluída como ponto de imunização a partir de amanhã), Barreto, Fonseca, São Lourenço, Vital Brazil, Itaipu e Piratininga, e no drive thru no Campus Gragoatá da UFF. Para receber a primeira dose, os idosos de 85 a 80 anos devem levar um documento de identidade com foto de acordo com o dia destinado a cada idade.

Também nesta sexta-feira começa a aplicação da segunda dose em profissionais de saúde autônomos, com mais de 60 anos, que receberam a primeira dose nos dias 04 e 05 de fevereiro. O profissional precisa levar documento de identidade com foto, CPF, registro profissional e comprovante da primeira dose.

A entrada nas policlínicas será das 8h às 16h, com imunização até 17h. A vacinação no drive thru acontecerá das 8h às 17h.

Prorrogação do Renda Básica - A Prefeitura de Niterói vai enviar ao Legislativo municipal uma mensagem-executiva para a prorrogação do programa Renda Básica Temporária. O documento está sendo elaborado.

São Gonçalo - São Gonçalo retoma, neste sábado (27), a vacinação de idosos a partir de 81 anos e profissionais de saúde com mais de 60 anos, que trabalham em hospitais da cidade ou que moram em São Gonçalo e atuam em hospitais de outros municípios. Nesta quinta-feira (25), a cidade retirou mais 2.860 doses da vacina CoronaVac da Coordenação Geral de Armazenamento (CGA), no Barreto, em Niterói. Os imunizantes irão se somar às 11.380 doses da vacina Oxford/AstraZeneca, que chegaram ao município, na última quarta-feira (24), para continuar vacinando a população nas unidades de saúde, de segunda a sábado, das 8h às 17h.

A Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo está vacinando com a segunda dose de CoronaVac os profissionais de saúde e idosos que receberam a vacina há mais de 21 dias. A imunização acontece em oito locais, três deles com drive thru, sempre de segunda a sábado, das 8h às 17h. Também recebem a segunda dose, em seus locais de trabalho e residências, os trabalhadores da saúde que atuam em hospitais e postos da linha de frente da covid-19 e idosos em instituição de longa permanência (Ilpis) e residências terapêuticas.

Acamados - Idosos acamados ou com mobilidade reduzida com mais de 81 anos que são atendidos pela Estratégia Saúde da Família (ESF) começaram a ser vacinados em suas residências. O agendamento está sendo feito pelos agentes de saúde pessoalmente. Ao todo, devem ser vacinados 1.260 idosos nesta situação.

Nesta sexta-feira (26), podem se dirigir aos pontos de vacinação, os profissionais de saúde e idosos que foram vacinados com a primeira dose da vacina CoronaVac nos dias 03, 04 e 05 de fevereiro. Todos devem estar munidos com o comprovante da primeira dose da vacina CoronaVac aplicada pela Secretaria Municipal de São Gonçalo.