Município de Maricá luta para salvar o seu sistema lagunar

Dez retroescavadeiras e duas pás mecânicas trabalham na retirada da areia para tentar reabrir o Canal da Barra de Maricá. Previsão é que ligação ocorra neste domingo - Foto: Anselmo Mourão/Prefeitura de Maricá

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Uma semana depois do início dos trabalhos, a abertura do canal de Barra de Maricá está mais perto de ser concluída: com a retirada de areia do fundo e das laterais próximas à ponte, o espelho d'água da lagoa já se aproxima do ponto de ligação com o mar.

De acordo com a autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar), a previsão é que o contato entre ambos os lados ocorra até este domingo (28), mas isso ainda depende das condições das marés na hora da abertura. Dez máquinas retroescavadeiras e duas pás mecânicas atuam na remoção da areia, para aumentar a profundidade do leito.

O objetivo da abertura do canal é renovar as águas do sistema lagunar de Maricá e oferecer a oxigenação necessária à sobrevivência das espécies que ali habitam. A Secretaria de Cidade Sustentável de Maricá lembrou, no entanto, que se trata de uma ação emergencial, com caráter preventivo.

"Precisamos de um estudo e de projetos mais elaborados sobre uma abertura periódica ou permanente da ligação com o mar. Quando os tivermos, vamos enviá-los para aprovação do órgão competente", explicou o secretário Hélter Ferreira, referindo-se ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

Desde 2019, esta é a terceira vez que a ligação do mar com o sistema lagunar de Maricá é aberta também para melhorar sua oxigenação, sempre entre os meses de fevereiro e março. No último dia 15, o oxigênio reduzido em parte das lagoas causou a mortandade de peixes próximo à orla de Jacaroá, de onde foram recolhidas cerca de três toneladas de peixes mortos.

Neste século, houve ainda duas ocasiões em que o canal foi aberto por causa de enchentes na cidade. A primeira em 2010, depois da forte chuva que atingiu toda a região metropolitana do Rio; depois, uma nova abertura foi feita em 2016 após outra enxurrada cair sobre Maricá e causar inundações em diferentes pontos da cidade.

Vermelhinhos - Os ônibus da Empresa Pública de Transporte (EPT), conhecidos como "vermelhinhos" que circulam no primeiro distrito (Centro) e no segundo distrito (Ponta Negra) tiveram seus itinerários modificados na última
quinta-feira. As mudanças e os horários podem ser consultados no site da EPT (http://www.eptmarica.rj.gov.br/index.php/horarios-25).

Entre linhas que terão os trajetos alterados estão: Ponta Negra via Manoel Ribeiro (E01), Ponta Negra via Cordeirinho (E02), Ubatiba (E03), Silvado (E04), Lagarto (E05), Espraiado (E06), Caxito via Alecrim (E07), Jacaroá via Amizade (E08), Ponte Preta via Caju/Interlagos (E09), Bambuí (E10, E10A, E10B), Araçatiba (E11), Barra (E12), Itapeba (E13).

Também as linhas de Jaconé (E14 e E14A), do Retiro (E15 e E15A), dos condomínios Minha Casa Minha Vida de Inoã e Itaipuaçu (E16) e a linha Condado via Marquês (E17) estão com novos itinerários.

"Os novos horários visam melhorar o atendimento nessas linhas. O intuito dessa diminuição do intervalo dos horários dos vermelhinhos é para melhorar o atendimento da população do primeiro e segundo distrito", explicou o presidente da EPT, Celso Haddad.

Os horários estão organizados a partir da saída do Terminal Rodoviários de Maricá para os bairros. As mudanças e os horários podem ser consultados no site da EPT (http://www.eptmarica.rj.gov.br/index.php/horarios-25).