São Gonçalo: retorno a partir de março

Por

Ações pedagógicas já estão sendo aplicadas. Cartão alimentação da merenda será entregue no final deste mês

A Secretaria de Educação de São Gonçalo apresentou as ações pedagógicas e de infraestrutura que já estão sendo aplicadas nas escolas municipais para garantir o retorno dos alunos, a partir do dia 1º de março, em sistema híbrido. O prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson, se reuniu com a secretária municipal de Educação, Lícia Damasceno, subsecretários da pasta e o secretário de Gestão integrada e Projetos Especiais, Douglas Ruas, para definir todas as medidas para o retorno seguro de alunos, professores e funcionários das unidades.

Também foi definido que a entrega do cartão alimentação de merenda escolar será realizada no final deste mês. A partir de março, com o retorno híbrido dos alunos, a distribuição da merenda será dividida entre cartão alimentação e refeições nas escolas.

"Estamos preparando esse retorno híbrido com a adequação das escolas para cumprir todos os protocolos de segurança e evitar o contágio do coronavírus, a fim de garantir a segurança dos profissionais e dos alunos. É importante preservarmos a vida de todos", disse o prefeito Capitão Nelson.

A logística de retorno foi definida pela Secretaria Municipal de Ensino junto à direção de cada escola, segundo a realidade de cada unidade de ensino. O sistema híbrido vai funcionar com quantitativo presencial reduzido, para não haver aglomerações nas escolas. O sistema é uma forma de acolher gradativamente os alunos que estão em casa desde o início da pandemia, com necessidade de socialização escolar e aprendizagem de conteúdos específicos. Os kits escolares e livros já estão sendo entregues aos alunos.

"Estamos nos preparando, desde que assumimos a Secretaria de Educação, para garantir o direito à educação aos nossos estudantes, oferecendo um ambiente escolar apropriado aos alunos, professores e funcionários. Estamos confiantes no trabalho que exercemos e no compromisso dos diretores e professores com a rede municipal de ensino. Nossos alunos merecem e precisam da escola", disse a secretária de Educação, Lícia Damasceno.

Retorno seguro- As unidades escolares estão sendo preparadas para um retorno seguro de alunos e funcionários, cumprindo os protocolos de segurança de prevenção ao coronavírus. A Secretaria Municipal de Educação orientou os diretores de escolas a preparar as unidades de ensino para receber a equipe técnico-pedagógica com equipamentos de proteção individual, ambientes ventilados e espaçamento para que haja distanciamento entre os funcionários. Os trabalhadores passaram por testagens de covid-19 e as escolas foram sanitizadas pelos motofogs da prefeitura e higienizadas sob orientação da direção escolar. Funcionários e alunos que apresentarem laudo médico comprovando comorbidades que impeçam a presença em locais públicos poderão atuar e ter acesso às atividades de maneira remota.

 

  • Tags: