Dia Mundial de Doenças Raras terá debate na Câmara de Niterói

Por

Sessão contará com apresentação do médico João Gabriel Lima Daher

Em comemoração ao Dia Mundial de Doenças Raras, celebrado em 28 de fevereiro, a Câmara Municipal de Niterói, por iniciativa do vereador Fabiano Gonçalves, promove na sexta-feira, 26, às 15h, no Plenário Brígido Tinoco, uma sessão solene com participação do médico João Gabriel Lima Daher, que falará sobre o número de casos em Niterói, os procedimentos técnicos e incentivos a tratamentos, traçando um quadro de diagnósticos que engloba o Estado do Rio. Segundo estudos, existem entre 6 a 8 mil tipos de doenças raras, e cerca de 15 milhões de brasileiros são portadores de alguma delas.

A atenção à saúde de pessoas com síndrome de Down, autismo, doenças autoimunes, mucopolissacaridoses, distrofias musculares, entre outras condições, serão discutidas no debate. Também foram convidados o prefeito Axel Grael, o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, e representantes de instituições.

"É muito triste ter um parente com uma doença rara e não ter onde procurar tratamento. Niterói precisa de um centro de triagem para doenças raras e autoimunes, para que os pacientes possam ser diagnosticados e tratados com o carinho que merecem", defende o vereador Fabiano Gonçalves.

  • Tags: