Rede estadual volta às aulas entre o remoto e o presencial

Nesta segunda-feira, a Secretaria de Estado de Educação lançou o Applique-se, aplicativo para ensino remoto - Foto: Divulgação/Governo do Rio

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A rede estadual de ensino do Rio de Janeiro voltou às aulas ontem (1º) no modelo híbrido (remoto e presencial, com turmas em sala de aula em dias alternados em função da pandemia). Nesta modalidade, a Secretaria Estadual de Educação vai priorizar os 70 mil alunos em situação de maior vulnerabilidade social, cerca de 10% da rede estadual de ensino.

Segundo a pasta, por não terem dispositivo eletrônico que lhes permita ter condições de acompanhar as aulas remotas, os estudantes poderão ir à escola em sistema de revezamento para tirar suas dúvidas e ter acesso a recursos de áudio e vídeo produzidos para este período.

Nesta segunda-feira, a secretaria lançou o Applique-se, aplicativo para ensino remoto que está disponível para baixar nas lojas virtuais dos sistemas Android e iOS.

Nele, professores e alunos terão acesso a ferramentas de aprendizagem, como materiais didáticos e exercícios em arquivo de PDF, aulas em áudio e vídeo, além de acesso ao Google Classroom, plataforma que abarca as turmas de cada escola. O usuário poderá navegar pelo software 24 horas nos sete dias da semana, sem utilizar seu pacote de dados.

Revisão- Segundo a secretaria, até abril deste ano os conteúdos no aplicativo estarão focados na revisão do ano letivo de 2020, divididos por anos e séries do ensino regular - do 6º ano do fundamental à 3ª série do ensino médio - e fases e módulos da educação de jovens e adultos (EJA). Isso significa que o aluno que hoje está na 2ª série do ensino médio, por exemplo, irá clicar no botão "1ª série", que cursava no ano passado, e acessar o material.

A partir de maio, após avaliação de todos os alunos da rede estadual, o Applique-se também terá os materiais referentes à série ou ao ano de escolaridade em que o aluno está matriculado.

Todo o conteúdo disponível no novo aplicativo foi feito por professores e equipes pedagógicas e de tecnologia da própria secretaria.

A gratuidade da navegação ocorreu após adesão de todas as principais operadoras de celular ao serviço. Somente na hora de realizar o download ou se logar, o usuário utilizará seu pacote de dados, se não estiver em ambiente com wi-fi.

O Applique-se está disponível na Play Store para Android (versão 5.1 ou superior) e na App Store para iOS (versão 10.0 ou superior).

Município - Amanhã (3), mais 82 escolas da rede municipal do Rio de Janeiro retomarão as aulas presenciais. Assim, no total, serão 120 unidades escolares, distribuídas por todas as regiões da cidade, funcionando com a presença de alunos a partir de quarta-feira. Nesta primeira fase, as aulas são direcionadas para alunos da Pré-escola, 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. Com as novas unidades anunciadas, poderão ser atendidos cerca de 23,5 mil estudantes. O retorno é opcional e cabe aos pais e responsáveis a decisão de levar os alunos. Quem não estiver na escola vai poder continuar estudando regularmente pelo modo remoto. O retorno às aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino começou em 24 de fevereiro.

"A felicidade nos olhos das crianças e seus familiares, que vi no primeiro dia de aula presencial, faz todo o nosso trabalho valer a pena. Agora, chegou a hora de mais escolas retomarem o ensino presencial. E esse número vai aumentar a cada semana", comentou o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, por ocasião do anúncio de reabertura de mais escolas.

A próxima fase, para alunos do 3º ao 5º Ano, 6º Ano Carioca, 9º Ano e Carioca II, tem início no dia 17. E a Fase 3, para alunos de creche, 6º ao 8º Ano, Educação de Jovens e Adultos e Classe Especial, começa a partir de 31 de março. As aulas presenciais são realizadas em unidades adequadas ao protocolo sanitário aprovado pelo Comitê Especial de Enfrentamento da Covid-19.

Pesquisa com responsáveis de alunos das turmas aptas ao retorno presencial (das primeiras escolas) constatou que 82%
deles desejam que seus filhos retornem às unidades
escolares.