Medalha para a Cultura do Rio

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O setor cultural não passou em branco no aniversário da capital fluminense, completou ontem 456 anos e entregou a Medalha São Sebastião do Rio de Janeiro e diploma a 18 personalidades, associações, coletivos e instituições que usaram a cultura como elemento para reduzir os impactos da pandemia de covid-19, incluindo desde criações artísticas até ajuda humanitária.

Mais de 2,8 mil pessoas fizeram indicações ao prêmio por meio de um formulário disponibilizado nas redes sociais da Secretaria Municipal de Cultura. A escolha foi realizada entre mais de 600 indicações para homenageados com a Ordem do Mérito Cultural Carioca 2020, maior honraria do setor da cidade do Rio.

A homenagem aconteceu no Palácio da Cidade. Os 18 homenageados foram Associação de Produtores de Teatro (APTR), cantora Teresa Cristina, Circo Crescer e Viver, criador de jornal comunitário Renê Silva, Polifônica Cia, compositor Moacyr Luz, sacerdote de igreja de matriz africana Humbono Rogério de Olissá, esportista e poeta Wanderson Geremias, Pretinhas Leitoras, Slam das Minas RJ, Gastromotiva, Núcleo de Apoio à Produção Cultural da UFRJ (Naprocult), Companhia de Dança Passinho Carioca, designer Fred Gelli, Coletivo Lanchonete Lanchonete, Espaço Cultural Viaduto de Realengo, Palcos do Rio - Rede Cultural e Filma Rio - Movimento suprapartidário dos profissionais do setor audiovisual carioca.