Niterói: restrições por duas semanas

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Niterói anunciou, ontem (4), medidas restritivas para conter o avanço do novo coronavírus na cidade. As novas determinações reforçam iniciativas para o combate à Covid-19, devido ao aumento de casos e alterações no indicador síntese de monitoramento da doença. De acordo com decreto que será publicado nesta sexta-feira (5) no Diário Oficial do município, os horários de circulação e funcionamento de estabelecimentos serão alterados. As medidas são válidas por 15 dias, a partir desta sexta-feira.

De acordo com as medidas previstas no decreto, bares e restaurantes poderão ficar abertos até 18h. Música ao vivo não será permitida. Os estabelecimentos comerciais de rua abrirão às 10h e fecharão às 19h. Shoppings centers ficarão abertos do 12h às 22h. O objetivo dessas alterações é diminuir a concentração de passageiros utilizando o transporte público nos mesmos
horários.

O funcionamento dos quiosques das praias está suspenso, assim como a prática de atividades e esportes coletivos. As atividades individuais estão permitidas. A permanência de indivíduos em espaços públicos entre 23h e 5h está proibida. A circulação de pessoas não está restrita, mas não será permitido parar em espaços públicos e gerar aglomerações. Além disso, será recomendado o home office para 50% de funcionários da iniciativa privada e da administração municipal.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, enfatizou durante pronunciamento nas redes sociais, que a equipe do Gabinete de Crise da Prefeitura irá continuar acompanhando, diariamente, os indicadores e reforçar o trabalho de fiscalização em pontos de possíveis aglomerações.

"Nos últimos dias, verificamos um aumento nos indicadores e apesar de estarmos em uma situação diferente das outras regiões do País, esta semana já intensificamos a sanitização das ruas e vamos fazer nova distribuição de máscaras", afirmou o prefeito.

Axel Grael lembrou que durante todo o período de enfrentamento da pandemia, Niterói se destacou pelo pioneirismo em ações de combate ao coronavírus, sendo a primeira a fazer a sanitização em ruas e comunidades, a realizar um amplo programa de testagem, além da criação de programas de auxílio para famílias que mais precisam e também para as empresas.

"O Brasil está enfrentando o pior momento da pandemia. A situação é preocupante no País. Em Niterói, estamos vacinando a população de acordo com as doses que estão sendo enviadas pelo Ministério da Saúde, através do Governo do Estado. Estamos nos mobilizando e fazendo todo o possível para superar essas dificuldades", disse o prefeito. "É fundamental que a população continue perseverando nos protocolos de saúde, mantendo o distanciamento social, evitando aglomerações, usando máscara e álcool em gel", reforçou.

Em outras iniciativas de prevenção à proliferação do vírus, a Prefeitura de Niterói irá distribuir mais um milhão de máscaras para a população e está intensificando o trabalho de sanitização pela cidade. Será enviada ao Legislativo municipal uma mensagem-executiva, que está sendo elaborada, para a prorrogação do programa Renda Básica Temporária. O objetivo é que as famílias niteroienses que mais precisam possam passar por esse momento com mais segurança.