Corrida pela vacina e tumulto em Caxias

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A prefeitura de Duque de Caxias decidiu vacinar, ontem (5), pessoas com 60 anos ou mais. A medida provocou uma corrida aos nove pontos localizados no distrito de Xerém e enormes filas desde cedo.

A Polícia Rodoviária Federal informou, por exemplo, que as filas de carros para chegar aos locais de vacinação provocaram um engarrafamento na BR-040, que dá acesso ao distrito de Xerém. Às 7h30 de ontem, a retenção se estendia do km 101 até km 103.

A prefeitura informou que havia seis mil doses disponíveis. Apenas em Duque de Caxias, a população com mais de 60 anos passa de 120 mil pessoas, de acordo com dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Além disso, não está sendo exigido o comprovante de residência, o que permite que pessoas de outras cidades se imunizem em Caxias.

A prefeitura de Duque de Caxias informou que a vacinação de idosos com 60 anos de idade ou mais, que começou ontem (5), foi decidida com base na conclusão de que após um mês de campanha com prioridade de pessoas a partir de 80 anos de idade, a imunização no município teve redução da demanda nessa faixa etária, "demonstrando que a maior parte do público-alvo já tinha sido beneficiada". Até quinta-feira (4), Duque de Caxias estava vacinando idosos com 80 anos ou mais.

Conforme a prefeitura, a nova etapa da campanha contou com vários pontos de vacinação em Xerém, quarto distrito de Duque de Caxias, sendo que um deles é em sistema drive-thru. A prefeitura do município disse que o objetivo é garantir que o maior número de idosos seja atendido, mas admitiu que a vacinação provocou uma corrida aos postos.

"A procura pelos locais de vacinação está muito grande, desde as primeiras horas da manhã de hoje, com pessoas vindas do município e de muitas cidades do estado", informou, completando que foi necessária a atuação de agentes da Guarda Municipal e de fiscais de trânsito em Xerém, "principalmente nos pontos de vacinação com maior demanda, para organizar a movimentação dos veículos e a fila de atendimento do drive thru de vacinação".

A administração municipal destacou que já vacinou todos os profissionais de saúde, os idosos acamados e os residentes em instituições de longa permanência, idosos acima de 80 anos de idade e profissionais da educação acima de 60 anos.