São Gonçalo terá Núcleo da Escola da Defesa Civil

Prefeito Capitão Nelson: município vai oferecer suporte para os cursos - Foto: Divulgação/Prefeitura de São Gonçalo

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

São Gonçalo receberá um Núcleo da Escola de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro (Esdec), que irá promover cursos de capacitação para os funcionários da Defesa Civil municipal e, futuramente, para agentes comunitários que irão atuar em suporte à
subsecretaria.

O acordo para trazer o núcleo foi firmado na tarde desta quinta-feira (4), entre o prefeito Capitão Nelson, e representantes da Escola de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro (Esdec), da Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo e do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps).

"São Gonçalo vai oferecer suporte e facilitará a realização desses cursos. É muito importante termos esse tipo de capacitação na cidade", disse o prefeito Capitão Nelson.

Cursos - Inicialmente serão realizados dois cursos de capacitação pela Esdec. O primeiro vai abordar estruturação, planejamento e aspectos legais da Defesa Civil, destinado à Defesa Civil municipal, e será realizado de 23 de março a 8 de abril. O segundo curso será destinado à formação de agentes comunitários, que vão atuar em Núcleos de Capacitação da Defesa Civil (Nudec), e ainda terá sua data de início definida.

A Esdec também vai oferecer cursos por demanda, baseados nas particularidades do município, como a atuação em áreas onde ocorrem alagamentos. Os cursos serão transmitidos de forma virtual para todos os municípios do Estado do Rio de Janeiro.

"Nossa visão é que, nesse início de ciclo político nos municípios, precisamos dar suporte às prefeituras para estruturar suas defesas civis. Capacitar um ou dois profissionais não resolve. Precisamos dar ampla difusão ao conhecimento e garantir que muitas pessoas sejam capacitadas. As ferramentas digitais estão aí para facilitar esse processo", disse o tenente coronel Rodrigo Werner, diretor da Esdec.