Pandemia e momento atual

Dom José Francisco - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Dom José Francisco*

Durante as últimas semanas, venho dedicando este espaço semanal a pensar, com meus caros leitores, sobre os efeitos da pandemia em nossas escolhas mais íntimas e pessoais. Não houve área das nossas vidas que não fosse atingida por esta catástrofe. O mesmo Oriente que nos traz, todos os dias, o Sol, trouxe também certas exigências de repensar o que estamos fazendo de sua luz e seu calor. Enfim, de nossas vidas.

Paramos para pensar. Tivemos de parar. Não houve outro jeito. Parece que fechamos as portas dos eventos sociais, comunitários e religiosos, para entreabrir outra porta, menor, mas igualmente pesada: a das razões suficientes para a humanidade continuar, inalterado, o caminho que a trouxe até aqui. Ao que tudo indica e até onde a vista alcança, há muito o que mudar.

Mas, antes, é preciso mudar-se. Olhar ao redor. Não apenas proteger-se, mas proteger aqueles a quem você ama, sobretudo, aqueles que estão em maior risco.

Será mesmo necessário visitar sua avó, pessoalmente, ou é mais seguro neste momento ligar para ela? Mais: que tal ligar para os parentes e idosos seguidamente? Você consegue ampliar uma rede de atenção de dentro da sua casa. Você também pode ajudar a proteger aqueles que estão em maior risco, devido à idade ou condições físicas.

Se você acabar isolado, seja por estar doente ou muito preocupado, mantenha contato social com sua família, amigos e o trabalho, por telefone, email, ou o que for melhor para você. Não deixe o isolamento físico e a solidão fazerem você se sentir infeliz, ainda que seja normal ficar chateado com toda essa situação. Somos todos mais fortes juntos, mesmo que precisemos estar fisicamente separados.

Acima de tudo, faça um esforço e concentre-se no lado positivo. Reconecte-se com seus amigos e familiares. Use-o como um período para refletir e crescer. É um tempo que irá passar. Use-o da melhor maneira possível.