São Gonçalo segue com a programação para a mulher

Evento da semana da mulher segue até amanhã no Polo Sanitário, no Zé Garoto - Foto: Divulgação / Prefeitura de São Gonçalo

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de São Gonçalo segue com o calendário de atividades para o mês de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A Clínica Municipal Gonçalense, no Mutondo, deu início, nesta quarta-feira (10), a uma série de medidas de conscientização com o sobrepeso e a obesidade. Durante a manhã, a unidade apresentou aos pacientes um grupo de apoio ao aleitamento materno e promoveu uma breve palestra sobre prevenção de doenças ocasionadas pela obesidade, além de aferição de peso e altura.

Dando continuidade à programação de palestras para este mês, o Pólo Sanitário Washington Luiz Lopes, no bairro Zé Garoto, recebeu a palestrante Jussara Pacheco Lages que falou sobre o tema "Violência contra a mulher". A USF Jardim Trindade realizou testes rápidos para sífilis, hepatite B, C e HIV e a USF Lagoinha ofereceu mutirão de preventivos. Também nesta quarta, a sala de espera da USF Tancredo Neves recebeu palestra sobre prevenção de doenças relacionadas às mulheres. A Clínica da Família de Marambaia apresentou palestra sobre "Violência doméstica e saúde da mulher".

Em mais uma ação da Subsecretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, os profissionais do CRAS Vista Alegre abordaram sobre "Igualdade e direito para as mulheres".

Nesta quarta-feira, às 14h, a Secretaria de Políticas sobre Álcool e Drogas debateu o impacto do uso abusivo de álcool e outras drogas, pela mulher, suas causas e consequências. O evento foi transmitido pelo Facebook e contou com a participação da comissão de políticas sobre álcool e drogas da OAB, do conselho municipal de políticas sobre álcool e drogas e profissionais como psicólogos e assistentes sociais.

Uma apresentação de música erudita celebrou o Dia Internacional da Mulher na sede da Fundação de Assistência à Saúde dos Servidores de São Gonçalo (Funasg).

Programação para os próximos dias - Na quinta-feira (11), os pacientes que forem até o Espaço Rosa ganharão uma sessão de massoterapia. Na sexta (12), será realizado o "Dia da Beleza" e a Fundação Leão XIII irá auxiliar na emissão da 2ª via de documentos.

O Pólo Sanitário Washington Luiz Lopes irá oferecer nesta quinta-feira (11), às 9h, uma palestra sobre "Mulher e o mercado de trabalho", com Débora Rangel; e no dia 12 (sexta), às 9h, o tema será "Que mulher sou eu?". Na USF Jardim Trindade haverá palestra com a Dra Lilian e corte de cabelo. Quem comparecer ao posto poderá concorrer a brindes.

Também nesta quinta (11), às 9h, o CRAS Jardim Catarina promoverá uma palestra com o tema "Violência contra a mulher na pandemia". E o polo do Programa Bolsa Família, na Rua Sá Carvalho, 1341 - Brasilândia, oferecerá uma palestra sobre "Saúde da mulher".

No dia 15 (segunda), a partir das 9h, a USF Mutondo oferecerá atendimento médico, sala de espera com enfermeiras e médicos, mutirão de preventivo (sem agendamento, o dia inteiro), teste rápido de HIV-1/2, sífilis, HCV e HBsAg.

No dia 16 (terça), às 9h, as USFs Colubandê 2 e Trindade realizarão mutirão de preventivo, teste rápido e palestra do Dia da Mulher.

A Clínica Municipal Gonçalense, seguindo com as medidas de conscientização para obesidade, oferecerá no dia 17 (quarta), um material informativo com guia alimentar de bolso e os dez passos da alimentação saudável. Já no dia 24 (quarta), serão divulgados os resultados da avaliação antropométrica e do consumo alimentar dos pacientes solicitantes.

No dia 18 (quinta), o tema da palestra será IST's e câncer de mama, na USF Roberto Silveira; no dia 22 (segunda), a mesa redonda será sobre feminicídio na USF Largo da Ideia; no dia 23 (terça) o mesmo tema será abordado na USF Ary Teixeira; no mesmo dia a USF Vista Alegre receberá uma roda de conversa com a temática empoderamento feminino, às 10h; no dia 26 (sexta), a USF Luiz Paulo Guimarães concederá um bate-papo sobre saúde mental da mulher.

No dia 29 (segunda), na USF Apolo III, a palestra será sobre a importância do autoexame da mama e na USF Aníbal Porto o tema tratado será importância do preventivo; no dia 30 (terça), a roda de conversa será sobre feminicídio na USF Juarez Antunes e sobre saúde sexual reprodutiva na USF Geremias de Mattos; no dia 31 (quarta), a palestra será sobre a importância do acompanhamento psicológico como forma de prevenção, na USF Louis Pasteur.

A Secretaria de Esporte e Lazer preparou uma palestra sobre a importância do protagonismo feminino, no Núcleo EPROFE, no Porto do Rosa, no dia 23 (terça), às 7h30.

Todos os eventos programados seguirão as medidas necessárias ao enfrentamento da covid-19, como distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel.