Moradores de rua são alvos de ação da Prefeitura de Niterói

Seis pessoas em situação de rua foram abordadas pela equipe da prefeitura - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Nesta sexta-feira (12), a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária (SMASES) esteve em Santa Rosa e abordou um grupo de populares em situação de vulnerabilidade social que estava na localidade. A ação foi conjunta com a Guarda Municipal através das Coordenadorias de Ações Táticas (CAT) e a Coordenadoria de Apoio ao Serviço Social (CASS), além da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin).

O secretário Vilde Dorian, da SMASES, ressalta a importância desse tipo de ação de acolhimento.

"A Secretaria vem trabalhando na oferta de um conjunto de serviços socioassistenciais para atender a população mais vulnerável. Após as abordagens, o atendimento segue no Centro Pop com acesso a alimentação, higiene pessoal, contato com a família, retirada de segunda via de documentação civil, encaminhamento para atendimento na rede de saúde e acolhimento. O município possui uma rede de assistência social e segurança alimentar sólida e vem tentando atender a necessidade de todos que aceitam nossa oferta. Nos acolhimentos são trabalhadas as demandas para reinserção na educação, no trabalho e na volta a convivência familiar", destacou o secretário.

Eric Moura, coordenador da equipe de abordagem, informou que os usuários já são referenciados nos serviços da secretaria.

"O grupo foi abordado pela equipe da SMASES que constatou que todos os seis já são referenciados no Centro Pop. Todos são usuários dependentes químicos. Todos os usuários informaram conhecer os serviços da Assistência Social e as Unidades de Acolhimento. Três foram embora sem aceitar o atendimento da equipe. Os outros três, apesar de estarem nas ruas, têm famílias e não aceitaram acolhimento. Dois são do município vizinho, São Gonçalo, e informaram que voltariam para a cidade de origem", disse Eric. Ele informa ainda que todos os usuários deixaram o local e o monitoramento será permanente.