SG amplia pontos de testagem para c-19

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria de Saúde de São Gonçalo disponibiliza mais um local para realização do teste RT-PCR, também conhecido como Swab, que pode confirmar a covid-19 no início da doença. A Clínica da Criança, que já realiza cerca de 50 testes rápidos por dia, agora dispõe de mais uma ferramenta na prevenção à disseminação do coronavírus.

O local funciona no sistema "porta aberta" e atende crianças de até 12 anos, das 9h às 16h.

"Já realizamos cerca de 50 exames rápidos por dia e, com o Swab, vamos ampliar a oferta de testes para as crianças do nosso município, contribuindo diretamente para evitar o avanço da doença no município", disse a diretora da unidade, Tathiana Delgado.

Além do novo posto de testagem na Clínica da Criança, a Secretaria de Saúde de São Gonçalo disponibiliza 12 locais para a população fazer exames da covid-19 com o sistema "porta aberta". A secretaria realiza em média 3,5 mil exames por semana.

Covid - Os sintomas provocados pelo coronavírus são febre, tosse, coriza, dificuldade de respirar e falta do olfato e paladar.

"Devem procurar as unidades de saúde todos que estão com os sintomas da covid-19, principalmente, falta de olfato e paladar. E também aqueles que tiveram contato com alguém que teve a doença, mesmo estando assintomático. Neste caso, deve procurar o Centro de Triagem", explicou a enfermeira coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Gláucia de Oliveira.