Operação São Gonçalo Presente reforça policiamento na cidade

Por

Agentes farão patrulhamento pelo município graças à parceria entre Prefeitura e Governo do Estado

São Gonçalo passou a contar com reforço no policiamento, com mais 115 agentes de segurança patrulhando a cidade diariamente, desde esta quarta-feira (24). Os agentes também vão auxiliar nas ações para impedir algomerações e impedir o descumprimento das restrições de isolamento social. O governador Cláudio Castro, atendendo a uma solicitação do prefeito Capitão Nelson, anunciou a expansão da operação São Gonçalo Presente, numa ação articulada com a prefeitura, que ficará responsável pelo planejamento estratégico do patrulhamento com as novas equipes, através da Secretaria Municipal de Ordem Pública. Serão mais 115 agentes nas ruas, totalizando efetivo diário de 155 profissionais só no programa.

O início da expansão aconteceu na manhã desta quarta, em São Gonçalo, em solenidade restrita, devido à pandemia do novo coronavírus, no prédio que abrigou o Centro de Integração do Comperj, no bairro Estrela do Norte.

Principal articulador da instalação do Segurança Presente no município, em janeiro de 2020, quando ainda era deputado estadual, o prefeito Capitão Nelson já vinha conversando com o governador Cláudio Castro desde o início de sua gestão, para viabilizar e antecipar a expansão e reforçar o policiamento no município, que era uma de suas promessas de campanha. O capitão está acompanhando pessoalmente todas as ações da Secretaria de Ordem Pública e a criação do plano municipal de segurança, que está em fase final de elaboração.

"O combate à criminalidade é um dos principais anseios da população de São Gonçalo. Vamos trabalhar diariamente, sem descanso, durante todo o meu governo, para atingir este objetivo. Sabemos das dificuldades, mas também temos experiência e a articulação necessárias para envolver todas as forças de segurança, municipais, estaduais e federais, em ações que, de fato, reduzam a violência em nossa cidade", garantiu o prefeito Capitão Nelson, que adiantou o uso da tecnologia no combate ao crime.

"Estou muito satisfeito em realizar essa solenidade neste local, que será a base da Secretaria de Ordem Pública e onde nós vamos instalar futuramente o centro de monitoramento de toda a cidade. Não temos mais como virar as costas para a tecnologia e precisamos das câmeras para entrar nos 33 bairros com barricadas. São Gonçalo precisa ser respeitada, pois melhorando a segurança vamos manter as empresas, atrair novas, já que são elas que geram empregos e renda no município", finalizou o prefeito.

"São Gonçalo, quando reivindica o Segurança Presente e busca o apoio da Alerj para instalar o Centro de Monitoramento, dá o exemplo não apenas na questão da segurança, mas também no combate ao coronavírus", disse o secretário de Estado de Governo, André Lazaroni.

Reforço na segurança - A Operação São Gonçalo Presente estará ligada diretamente às secretarias de Estado de Governo e Municipal de Ordem Pública, que estão trabalhando de forma integrada para reforçar o patrulhamento dentro das características originais do projeto: equipes com três agentes, militares e civis, dos quais um atua especificamente na filmagem das abordagens, além de apoio de assistentes sociais.

Segundo o secretário municipal de Ordem Pública de São Gonçalo, major David Ricardo Gonçalves Costa, as equipes irão atuar de 5h às 23h, todos os dias, em motos e viaturas, exclusivamente em áreas urbanas de grande movimentação e concentração de estabelecimentos comerciais. Todo o planejamento das rondas seguirá as informações obtidas a partir da mancha criminal do município, visando à redução dos índices de violência.

O major David, que ocupou o cargo de coordenador operacional do Segurança Presente no Estado do Rio de Janeiro de agosto a dezembro do ano passado, e também coordenou a operação em várias regiões, entre elas Lapa e Centro do Rio e nos municípios de Niterói e Nova Iguaçu, destaca que as equipes atuarão de forma proativa, com abordagem direta a suspeitos, em ações preventivas.

O secretário explicou que a expectativa é de que a população perceba uma redução significativa dos delitos já nos primeiros dias de atuação das novas equipes do São Gonçalo Presente. Segundo ele, a determinação do prefeito Capitão Nelson é proporcionar segurança aos gonçalenses, aos empresários e comerciantes que investem na cidade.

  • Tags: