Charitas: projeto para orla será escolhido em concurso

Toda a orla do bairro entre a Praça do Radio Amador e o Clube Naval será transformada sob o ponto de vista urbanístico - Foto: Prefeitura de Niterói / Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

No dia 22, a Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niterói e o departamento do Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) lançam o concurso público nacional para a escolha do projeto que vai requalificar a orla de Charitas. O lançamento será de forma virtual, às 18 horas, nas plataformas das redes sociais do IAB. O resultado será divulgado em 22 de julho.

O projeto tem como objetivo transformar o trecho entre a Praça Radio Amador e o Clube Naval em um grande parque linear. A iniciativa municipal foi concebida com base no Plano Diretor, que está elaborando o Programa de Requalificação Urbana das Praias da Baía da Guanabara.

"Além de ser um projeto que vai transformar a orla de Charitas do ponto de vista urbanístico, esta iniciativa está diretamente ligada ao desenvolvimento econômico da região, que tem muitos bares e restaurantes, além de representar mais um incentivo para o turismo da cidade, gerando renda e oportunidades de trabalho. A ideia é tornar esta área ainda mais agradável para os niteroienses e visitantes, com um espaço público moderno e que trará mais qualidade de vida para todos", afirma o prefeito Axel Grael.

O secretário municipal de Urbanismo e Mobilidade, Renato Barandier, enfatiza que a orla de Charitas é, atualmente, o espaço com a maior diversidade de vocações da cidade, desde o seu potencial paisagístico único até as questões sociais, de trabalho e renda da população. Além disso, a pandemia de Covid-19 veio mostrar a importância fundamental dos espaços públicos abertos para a saúde e bem-estar social.

"É nesse contexto que a Prefeitura busca trazer arquitetos e urbanistas de todo o Brasil para pensar e discutir a orla de Charitas como um espaço estruturador da cidade e de importância estratégica para a saúde, encontro, esporte, lazer, turismo, transporte e desenvolvimento social da população de Niterói", ressalta Barandier.

O coordenador do concurso e membro do Conselho Superior do IAB, Luis Fernando Valverde, destaca a importância desta região para a cidade e pontua que a requalificação da orla atenderá toda a população de Niterói, e será um convite para o visitante descobrir a cidade.