Capitão Nelson: ampliação do São Gonçalo Presente

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson, anunciou ontem (19) que está buscando recursos para dobrar o efetivo da Operação São Gonçalo Presente. Com 27 dias da ampliação do patrulhamento no município e 50 prisões no período, o prefeito reuniu os agentes em um café da manhã, no prédio que abriga a base do programa, no antigo Centro de Integração do Comperj, na Estrela do Norte, para fazer um balanço deste primeiro mês de ações no município e traçar estratégias para reduzir a criminalidade.

"É um trabalho que iniciamos logo nos primeiros dias de janeiro, com a colaboração do Governo do Estado, na pessoa do governador em exercício, Cláudio Castro, que nos auxiliou a implantar o São Gonçalo Presente. Esse policiamento tem se mostrado muito eficaz e muito próximo do cidadão. Eles estão mudando o conceito dos munícipes em relação à Polícia Militar, com a proximidade, no trato, no combate ao crime e, hoje, eu tenho certeza que o gonçalense se sente mais seguro", comentou o prefeito Capitão Nelson, que pretende aumentar o efetivo do programa.

"Vamos seguir trabalhando para, a cada ano, aumentar o efetivo e reduzir os índices de criminalidade, além de manter o empresariado e atrair novas empresas para o município", completou.

O secretário de Ordem Pública, major David Ricardo, avalia como positivos os primeiros 27 dias do reforço do São Gonçalo Presente.

"Já é perceptível a sensação de segurança nas ruas. Retiramos mais de 50 criminosos em 27 dias de atuação. A cidade está mais ordenada. Com gestão e com o aumento do efetivo para outras regiões, a gente vai modificar toda essa estrutura", avaliou.

Alinhado com o prefeito, o deputado federal Altineu Côrtes espera mudar a realidade da cidade com o aumento do efetivo. Em Brasília, ele atua na captação de recursos para investir na Segurança Pública do município.

"São Gonçalo vive um momento especial, pois tem um prefeito que acorda cedo e dorme tarde, trabalhando incansavelmente para cuidar da cidade. São Gonçalo tem a menor renda per capita do Estado e os desafios são gigantescos, mas com a equipe que o Capitão Nelson montou, com o seu secretariado, tem feito um excepcional trabalho. Então, temos que trazer os investimentos. A nossa meta é dobrar o São Gonçalo Presente e precisamos sensibilizar o empresariado para que possa investir na Segurança Pública, para que a gente possa mudar a realidade", comentou Altineu.

À frente da Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais, Douglas Ruas ressalta que a Segurança Pública é fundamental para o desenvolvimento da cidade. Segundo ele, além da ampliação do São Gonçalo Presente, o município busca implantar outros projetos para intensificar o combate à criminalidade.