Niterói: secretário municipal é convidado para evento da ONU

Raphael Costa vai participar do 20 Encontro Mundial de Gestores Públicos - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O secretário municipal de Direitos Humanos de Niterói, Raphael Costa, foi convidado para participar do 20º encontro mundial de gestores públicos promovido pela ONU, que termina nesta quarta-feira (21). É o único brasileiro a discursar no encontro, e o primeiro niteroiense a ocupar este lugar.

Na carta-convite ao secretário, o presidente do ECOSOC cita os desafios da pandemia que ameaçam os direitos dos mais vulneráveis e elogia a atuação do secretário que implementou uma nova secretaria e desenvolveu políticas públicas inovadoras de promoção de direitos.

A Secretaria de Direitos Humanos de Niterói foi criada em 2 de fevereiro, e em menos de dois meses promoveu iniciativas como, por exemplo, inaugurar o Centro de Cidadania, o Comitê de Liberdade Religiosa, o Centro de Mediação de Conflitos, o Observatório de Igualdade Racial e o Núcleo de Atendimento de Migrantes e Refugiados.

O 20º encontro vai reunir gestores públicos do mundo todo para debater o papel dos governos no combate às violações de direitos durante a pandemia, e decidir mecanismos de fortalecimento de políticas públicas, como fundos de financiamento e ações humanitárias das Nações Unidas.

"É uma grande oportunidade para revisar as políticas e prioridades da ONU, e compartilhar as experiências exitosas que vem destacando Niterói no cenário global", afirmou o secretário.

Quem é - Raphael Costa tem 26 anos, é formado em Direito pela UFF e, antes de ser convidado pelo prefeito Axel Grael para seu secretariado, teve experiência em organizações do Terceiro Setor como a Cáritas International e o Instituto Dom Orione, nas quais coordenou programas sociais com jovens, aldeias indígenas, assentamentos rurais, pessoas em situações de rua e programas educacionais em Moçambique, na África.