Itatiaia e Finlândia podem estar cada vez mais próximos

Embaixador da Finlândia, Johannes Leinonen participou da videoconferência - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Uma reunião realizada na segunda-feira por videoconferência entre o embaixador da Finlândia, João Johannes Leinonen, a assessora do Consulado no Rio de Janeiro, Taru Juuurik, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciências, Tecnologia e Inovação de Itatiaia, José Ricardo Marques, pode ser um ponto de partida para uma nova fase do turismo no município.

O objetivo da reunião foi de estabelecer um acordo de cooperação entre Itatiaia e uma cidade finlandesa com interesses e particularidades comuns.

Itatiaia poderá criar relações e mecanismos protocolares, especialmente econômicos e culturais através dos quais cidades de áreas geográficas estabelecem laços de cooperação.

O bairro de Penedo, em Itatiaia, foi colonizado por finlandeses, sendo, portanto, um eixo marcante e histórico das relação entre Brasil e Finlândia.

A reunião, que durou aproximadamente uma hora, resultou na proposta de iniciar estudos para buscar cidade na Finlândia com maior identificação com Itatiaia.

A cidade de Porvoo, situada na costa sul da Finlândia, bilíngue e com aproximadamente 50 mil habitantes, foi sugerida pelo embaixador. É o segundo município mais antigo do país nórdico.

A ideia de fazer de Itatiaia uma porta de entrada de relações entre o Brasil e Itatiaia agradou Leinonen.

O encontro marca uma possível transformação no desenvolvimento econômico e social de Itatiaia

e a proposta de fazer da cidade um modelo de educação com as experiências bem sucedidas da Finlândia, poderá atrair a expansão de negócios no município, no Estado do Rio de Janeiro e até para as já consolidadas relações entre o Brasil e a Finlândia.