O QUE HOUVE?

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Dom José Francisco*

Não foram poucas as pessoas convencidas a acreditar na ressurreição de Jesus. Se eu fosse uma delas, ouvindo Pedro e ponderando, se seria possível acreditar naquela incrível mensagem, teria, pelo menos, investido a minha pausa do almoço e ido ao túmulo, para verificar se o corpo ainda estava lá. Se estivesse, tudo terminava ali. Mas essa hipótese não se confirmou e não merece considerações sérias.

Mas, então, o que houve? Os discípulos roubaram o corpo?

Há muitas explanações para o túmulo vazio. Contudo, qualquer explanação para a ausência do corpo também precisa prestar contas da situação que então ocorria: o intocável selo romano no túmulo, a patrulha de soldados guardando o recinto, a pedra enorme cobrindo a entrada, os 40kg da substância para embalsamar o corpo… e a lista continua.

O espaço do artigo não nos permite considerar todos os fatores e cenários para pensar sobre a ausência do corpo, mas a explanação mais popular, naquela época, foi a de que os discípulos roubaram o corpo do Mestre executado, esconderam-no e conseguiram enganar todos os outros.

Não! Não havia como os discípulos roubarem o corpo.

Então, se eles não quebraram o selo, não removeram a enorme pedra e não fugiram com o corpo embalsamado sem deixarem vestígios... E mais. Se conseguiram fazer tudo isso e, desse começo burlesco brotou uma fé religiosa universal, o que aconteceu?

Podemos ainda presumir outros cenários.

Mas todos vão esbarrar nas dificuldades de explicar como um grupo de discípulos abatidos, que fugiu para defender a sua própria vida, quando as autoridades prenderam seu chefe, poderia se reunir outra vez e fabricar um plano para roubar o corpo - um plano que deveria despistar e superar a guarda romana e a do Sinédrio.

Impossível!

Mas, então? ...

(Volto na próxima semana.)