Niterói: restingas reflorestadas

As ilhas também estão dentro do plano de trabalho de restauração ecológica e inclusão social que teve início em 2019 - Foto: Leonardo Simplício / Prefeitura de Niterói

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A restinga de Camboinhas, na Região Oceânica de Niterói, recebeu nesta semana o pontapé inicial do projeto de Restauração Ecológica e Inclusão Social, desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade de Niterói (SMARHS). A iniciativa consiste no plantio de mudas e sementes de plantas nativas, que serão utilizadas no reflorestamento de áreas de restinga, manguezais, ilhas e de mata. O objetivo do programa é a restauração ecológica de 203,1 hectares de diferentes fitofisionomias da Mata Atlântica, em importantes áreas que compõem o ecossistema do município.

O projeto de Restauração Ecológica e Inclusão Social teve início em 2019, com investimento de R$ 2,9 milhões, financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a fundo perdido (não reembolsável), e tem duração de quatro anos. Os 12 jovens niteroienses que se capacitaram para trabalhar como voluntários do projeto passaram a manhã fazendo a limpeza da restinga em Camboinhas. Na próxima semana será iniciado o plantio.

Será o maior projeto de reflorestamento já realizado no município e contempla a recuperação de 30,37 hectares de vegetação nas ilhas Pai, Mãe, Menina e do Veado, inseridas no Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit) e no Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset); 65,30 hectares de manguezal no entorno da Laguna de Itaipu e Piratininga, inseridos parcialmente no Peset e no setor lagunar do Parnit; 21,16 hectares de vegetação de restinga em cinco praias do município (Itacoatiara, Camboinhas, Piratininga, Itaipu e Charitas); e 86,28 hectares de vegetação o Morro da Viração, em área inserida no Parnit.

"Esse projeto tem uma grande importância para o nosso município, porque contempla o reflorestamento de áreas essenciais para os ecossistemas em torno da Mata Atlântica. O trabalho dos jovens voluntários é essencial para o sucesso do programa, ao mesmo tempo que promovemos a inclusão social e a consciência ambiental das comunidades envolvidas", afirma o secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Rafael Robertson.

Dentre as espécies que estarão sendo utilizadas na revegetação das áreas estão Pitangueira, Aroeiras , Carnavalia, Ipê Amarelo ,Epomeia e outras . Cada uma cumpre uma função no ecossistema. Essas serão divididas de acordo com o solo e a necessidade de cada área .

O Morro da Viração em Charitas terá por exemplo 86 hectares de mata reflorestada, com a reintrodução da palmeira Juçara . Os frutos da Juçara são de grande importância pois servem de alimento para mais de 70 espécies de animais, entre aves, mamíferos e lagartos.

Já nas Ilhas do Pai e Mãe em Itaipu ; Ilha do Veado Piratininga será feito o lançamento de mix de sementes de diversas espécies nativas, objetivando o enriquecimento florístico.

Restinga da Duna Grande em Itaipu também receberá intervenções ( o local mantém um sítio arqueológico) e é uma área protegida pelo IPHAN.

Através destas medidas, contribui-se para um aumento de conectividade entre diferentes ecossistemas da Mata Atlântica, incremento da biodiversidade e melhoria das funções ecológicas destes ecossistemas.