São Gonçalo com novo ritmo nos primeiros 100 dias

Por

Com ações em diversas frentes, cidade avança nos primeiros três meses de 2021

Em meio à batalha contra a pandemia que assola o mundo inteiro, a Prefeitura de São Gonçalo já conseguiu impor um novo ritmo de trabalho e avança nas ações para cumprir as prioridades traçadas pelo prefeito Capitão Nelson nos primeiros cem dias de governo.

Saúde, Educação, Desenvolvimento Urbano, Ordem Pública, Transportes e Desenvolvimento Econômico têm merecido atenção especial, em função das demandas consideradas crônicas e que impactam diretamente no dia a dia do gonçalense. Mas houve avanços consideráveis também em Cultura, com a entrega do Teatro Municipal, reformas da Casa das Artes e Lona Cultural do Jardim Catarina.

A agenda externa de vistorias, sem aviso prévio, se transformou na marca registrada do prefeito, que também acompanha as obras espalhadas pela cidade e comandou o mutirão emergencial de limpeza, iniciado no primeiro dia útil do novo governo.

"Não vamos parar enquanto tudo não estiver resolvido", garante Capitão Nelson cada vez que recebe uma solicitação de moradores ou de servidores que relatam problemas durante as vistorias feitas em equipamentos municipais. "Há muito trabalho a ser feito", sentencia o
prefeito.

O diálogo com as demais esferas de governo é considerado fundamental para a obtenção de recursos que possam viabilizar importantes projetos para o município. São Gonçalo já teve garantidos R$ 6 milhões para investimentos em Saúde, através do senador Carlos Portinho e do deputado federal Carlos Jordy. Emendas parlamentares do deputado federal Altineu Côrtes também garantiram R$ 65 milhões para obras de pavimentação e
drenagem.

O município também articulou a adesão ao Projeto de Regularização Fundiária junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional, que sinalizou com liberação de recursos para conclusão das obras de drenagem e pavimentação da Estrada da Meia-noite. E viabilizou a pré-seleção do município na lista de cidades que terão a implantação de uma escola cívico-militar do governo federal.

Saúde - No combate à pandemia de covid-19, o município está ampliando, a partir desta segunda-feira (12) o número de pontos de vacinação, para dar mais celeridade e aumentar o público imunizado. Dos iniciais cinco locais de vacinação, São Gonçalo passa a contar com onze pontos, dos quais quatro também com sistema de
drive thru.

A Secretaria de Saúde prepara o aumento do número de leitos para pacientes de covid-19, através da aquisição de 50 equipamentos de ventilação pulmonar. Os aparelhos devem ser entregues na segunda quinzena deste mês.

Por determinação do prefeito, foi criado o gabinete de crise, para traçar as medidas para combater a covid.

Desenvolvimento Urbano - O mutirão emergencial de limpeza, iniciado na primeira semana de governo, transformou-se numa ação permanente, com equipes atuando em toda a cidade. Em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, o município vem realizando limpeza de valões e conseguiu que o Inea retomasse as obras de desassoreamento dos rios Imboaçu e Marimbondo.

O município também retomou as obras na praça da Praia das Pedrinhas, que estavam paradas desde 2020. E está trabalhando firme na troca emergencial de
lâmpadas.

Ordem Pública - Carro-chefe das prioridades elencadas pelo prefeito Capitão Nelson, a Secretaria de Ordem Pública já atua desde a primeira semana de governo, quando iniciou as ações de ordenamento no centro comercial do Alcântara.

A secretaria já enviou à Câmara de Vereadores, para aprovação, o Fundo Municipal de Segurança. E conquistou, junto ao governo estadual, a expansão da Operação São Gonçalo Presente, com reforço no patrulhamento da cidade com 120 profissionais de segurança.

  • Tags: