São Gonçalo oferece tratamento humanizado no Espaço Rosa

Tereza conheceu serviço de doação de perucas no Espaço Rosa através de amigas - Foto: Renan Otto/Prefeitura de São Gonçalo

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Com atividades que vão além da prevenção e tratamento do câncer de mama, o Espaço Rosa - unidade municipal referência em São Gonçalo- trabalha também na autoestima das mulheres gonçalenses com a distribuição gratuita de perucas, confeccionadas a partir de doações. Para isso, o local conta com a solidariedade e empatia da população. Para doar não é necessário nenhum tipo de preparo. O Espaço Rosa também possui parceiros para realizar o corte, caso o doador não leve o cabelo cortado. O funcionamento é das 7h às 18h30.

Para produção das perucas, são necessários vários itens, como cola, fita e touca. Além dos cabelos, a unidade também aceita doações desses materiais.

As perucas confeccionadas são destinadas às mulheres com câncer que passam pelo processo de queda capilar. As pacientes que estão fazendo terapia passam por um acompanhamento. Durante esse processo, algumas "assumem" a careca. Outras, optam por utilizar um lenço ou turbante, e recebem um tutorial de como utilizar o artigo. Também há aquelas que optam pela peruca e recebem as doações.

"Eu sempre falo que quando se trabalha na saúde e você se coloca no lugar do outro, você trabalha bem, trata com carinho e levanta a autoestima dessa mulher. Essa paciente consegue entender que é um período e que vai passar! O mais importante não é o cabelo mas, sim, ela estar bem. O trabalho humanizado faz toda a diferença e ajuda muito no tratamento", disse Tânia Loyola, diretora do Espaço Rosa.

Tereza de Lima, paciente de 52 anos, conheceu o serviço de doação de perucas no Espaço Rosa através de amigas.

Recentemente, ela foi convidada para ser madrinha do casamento de amigos e decidiu pela utilização da peruca.

"Meu casal de amigos está esperando o fim da pandemia para remarcar a data de casamento, mas a minha peruca já está garantida. Escolhi a peruca com muito carinho e amei o resultado", afirmou Tereza.