Aberto processo de cassação contra o vereador Dr. Jairinho

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Comissão de Justiça e Redação da Câmara Municipal do Rio aprovou, nesta ontem (3), por unanimidade, o prosseguimento da denúncia contra o vereador Jairo Souza Santos Júnior, o Dr.Jairinho, que pode resultar na cassação do mandato do parlamentar. O processo será remetido novamente ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, que se reúne hoje (4), após a sessão plenária, para sortear o relator do processo. O pedido foi formulado pelo Conselho de Ética há uma semana, e tem por base a investigação conduzida pela Polícia Civil sobre a morte do menino Henry Borel, que ontem completaria 5 anos.

Agora, o Conselho conduz a fase de instrução processual, em que Jairinho deverá apresentar defesa e podem ser realizados depoimentos e análise de provas. A votação final sobre perda de mandato é feita em plenário, com voto aberto de pelo menos dois terços dos vereadores.

O Conselho de Ética é formado pelos vereadores Alexandre Isquierdo (presidente - DEM), Rosa Fernandes (vice-presidente - PSC), Dr. Rogério Amorim (secretário - PSL), Chico Alencar (PSOL), Zico (REP), Teresa Bergher (Cidadania) e Luiz Ramos Filho (PMN). Completam o grupo, como suplentes, os suplentes Vitor Hugo (MDB) e Wellington Dias (PDT).

A mãe de Henry, Monique Medeiros da Costa e Silva, pediu perdão ao engenheiro Leniel Borel de Almeida, seu ex-marido e pai do menino, em uma carta. Em meia página, a professora afirma que "não sabia o que estava acontecendo" e garante que, se "pudesse voltar atrás", faria "tudo novo" para ter o filho de volta.