Unidades de Saúde de Niterói e São Gonçalo com melhorias

Reforma do Médico de Família da Ilha da Conceição foi acompanhada por Grael - Foto: Douglas Macedo/Prefeitura de Niterói

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O prefeito de Niterói, Axel Grael, vistoriou ontem (03) as obras de reforma da Clínica Comunitária da Família da Ilha da Conceição. A unidade, que presta atendimento a cerca de 6.500 pessoas, está passando por intervenções como reforma do telhado, cobertura da parte externa e instalação de piso tátil. O atendimento à população não foi interrompido durante a obra, que deve ser entregue em um mês.

Em 2014, a unidade, que reunia uma policlínica e um módulo do Médico de Família, foi transformada em Clínica Comunitária da Família. Acompanhado do presidente da Câmara de Vereadores, Milton Cal, e do secretário de Saúde, Rodrigo Oliveira, o prefeito Axel Grael lembrou dos avanços do programa desde 2013.

"Nos últimos anos, o programa Médico de Família saltou de 110 mil para 220 mil cadastrados, beneficiando milhares de famílias niteroienses e nos aproximando dos 100% de cobertura do público alvo. É um programa de extrema importância para a atenção básica do município. As intervenções que estamos fazendo aqui na unidade da Ilha da Conceição são importantes para atendermos ainda melhor os moradores da região", pontuou.

Entre as intervenções da reforma estão o revestimento de piso e parede, acabamento, reforma do telhado, cobertura da parte externa, instalação de piso tátil fora e dentro da unidade e reforma da rampa. O Médico de Família da Ilha da Conceição conta com três equipes com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde. A unidade tem escovódromo, consultório médico, ginecológico e odontológico, salas de coleta de sangue, vacina e curativo.

São Gonçalo- A Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria de Saúde e Defesa Civil, reinaugurou, ontem (3), a Unidade Saúde em Família Ana Nery, no bairro do Gradim. O espaço remodelado conta hoje com quatro consultórios, odontologia, fisioterapia, sala de vacinação, sala de curativo, eletrocardiograma, psicologia e assistência social.

"O governo do Capitão Nelson entende que é preciso investir, cada vez mais, na atenção básica, que é a única forma que a gente entende de evitar as emergências lotadas, tratando as doenças de forma precoce e próximo da residência do munícipe. A população pode esperar do governo Capitão Nelson investimento massivo na atenção básica para levar a saúde o mais próximo possível da população", disse o secretário de Gestão Integrada e Projetos Especiais, Douglas Ruas. O secretário de Governo, Fábio Vianna de Araújo, também participou do evento.

Com mais de 100 atendimentos por dia, a unidade se apresenta como uma importante ferramenta para a saúde de São Gonçalo. Além do atendimento médico, em anexo à Unidade Saúde em Família Ana Nery também funciona o Laboratório Municipal, que realiza mais de mil exames por dia, como: hematologia, bioquímica, hormônios, imunologia, urinálise, parasitologia e imunologia.

"Temos um grande volume dos moradores do Gradim e, aqui, os gonçalenses já saem com um atendimento de qualidade e, se houver necessidade, com um encaminhamento. Fico muito feliz em ver um equipamento dessa qualidade, com funcionários tão comprometidos, levando o melhor atendimento para a população de São Gonçalo", disse a responsável pela unidade, Daniele Negrão.

A reforma da unidade foi uma das demandas que vieram da Câmara e que foi atendida pelo Executivo
municipal.