Primeiras vacinas da Pfizer são aplicadas na cidade do Rio

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Município do Rio de Janeiro iniciou ontem (4) a vacinação contra a covid-19 com as doses da fabricante norte-americana Pfizer. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) recebeu 46,8 mil doses na noite de segunda-feira e, seguindo a orientação do Ministério da Saúde, destinou todo o lote à capital do estado.

Com isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) começou a aplicação da primeira dose na Clínica da Família Estácio de Sá, no Rio Comprido, Zona Norte da cidade, seguindo o cronograma dos grupos prioritários.

De acordo com o Programa Nacional de Imunizações (PNI), a vacina contra a covid-19 será aplicada em pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas e pessoas com deficiência permanente.

O intervalo entre a primeira e segunda doses da vacina da Pfizer é de 12 semanas. O imunizante precisa ser armazenado entre -25ºC e -15ºC, podendo ficar até cinco dias sob uma temperatura entre 2ºC e 8ºC.

Alexandre Souza de Almeida, de 63 anos, acordou cedo e foi o primeiro a ser vacinado nesta unidade. O secretário de Saúde, Daniel Soranz, esteve no local, atendeu a imprensa e passou todas as informações sobre a nova vacina, que ainda está sendo distribuída na cidade.

"Toda as vacinas são boas e protegem contra casos graves de covid-19. Nossa recomendação é que ninguém fique escolhendo a vacina nas unidades quando chegar seu dia de imunização. Tome a que tiver", destacou Soranz.