Niterói aplaude Paulo Gustavo

Paulo Gustavo no MAC com a mãe, Déa Lúcia, a amiga Conceição, e o marido Thales Bretas: visitas frequentes - Foto: Arquivo Pessoal

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A morte do ator e humorista Paulo Gustavo, de 42 anos, vítima de covid-19, na noite de terça-feira, foi sentida em todo o Brasil, mas principalmente em Niterói, cidade onde ele nasceu e cresceu e onde vive sua família. Mais do que simples referência de origem, a cidade sempre esteve presente em seus espetáculos e filmes, alguns com cenas filmadas em locais do município. Paulo Gustavo era de Niterói e fazia questão de demonstrar isso.

Depois de o prefeito Axel Grael decretar luto oficial no município por três dias, devido ao falecimento do artista, a Prefeitura aderiu ao movimento das redes sociais e programou mais uma homenagem ao ator e comediante.

A população foi convidada a participar de um minuto de aplausos ao artista e a todas as vítimas da Covid-19 às 20h de ontem, do lugar onde cada pessoa estivesse: em casa, na rua, no trabalho, em um estabelecimento comercial.

"Recebi a notícia da morte do Paulo Gustavo com uma dor e tristeza imensas no coração. Um jovem cheio de vida e alegria contagiante, que lutou bravamente contra a Covid-19, mas, infelizmente foi vencido por esta doença", disse o prefeito. "Paulo Gustavo reunia talento, carisma e empatia, qualidades que o fizeram conquistar o coração não só dos niteroienses como dos brasileiros. Sua inteligência privilegiada e humor contagiante se tornaram sua marca registrada. Assim como todo niteroiense, eu sentia um orgulho enorme de vê-lo brilhar nos palcos e telas", completou Axel Grael, ao falar das homenagem prestadas por Niterói ao ator que sempre buscou valorizar a cidade que ele tanto amava em seus trabalhos. O prefeito lembrou ainda que Paulo Gustavo foi um grande divulgador da cidade. "Niterói, aliás, foi um tema recorrente do humorista que, com muito carinho, ajudou a divulgar a imagem da cidade. Toda a minha solidariedade à família neste momento".

Perda - Paulo Gustavo estava internado desde o dia 13 de março, no Copa Star, em Copacabana, no Rio de Janeiro. Na última semana, de acordo com os boletins médicos divulgados, o quadro de saúde do humorista se agravou. Diversas vezes o ator se mostrou preocupado e engajado na luta contra o coronavírus e no apoio aos mais vulneráveis.

Axel Grael lembrou que a morte de Paulo Gustavo é mais uma triste perda a nos reafirmar a necessidade de priorizar a prevenção e enfrentamento à pandemia.

O ator e criador de "Minha Mãe é uma Peça" era casado com o médico dermatologista Thales Bretas e pai dos gêmeos Romeu e Gael.

Rua Ator Paulo Gustavo - Paulo Gustavo sempre exaltou a cidade e a usou como cenário em seus trabalhos. Belos locais da cidade, como a Praia de Boa Viagem, o Campo de São Bento e o bairro de Icaraí, ganharam as telas e palcos de todo o País. Ontem, a Prefeitura de Niterói lançou ontem a proposta de mudar o nome da Rua Coronel Moreira César, um dos principais endereços residenciais e comerciais de Icaraí, na Zona Sul, para Rua Ator Paulo Gustavo, através de uma uma consulta pública entre os moradores da cidade. A consulta vai acontecer pela plataforma Colab através do link consultas.colab.re/PauloGustavo e vai até o próximo sábado (8). Também é possível votar pelo aplicativo Colab disponível para download gratuito na Play Store (Android) e App Store (iOS). A pergunta a ser respondida é "Você concorda com a alteração do nome da Rua Coronel Moreira César, em Icaraí, para Rua Ator Paulo Gustavo?"

Sobre Moreira César - Antônio Moreira César foi um militar brasileiro que atingiu o posto de coronel no Exército, na arma de infantaria. Nasceu em 7 de julho de 1850, em Pindamonhangaba (SP) e morreu em 4 de março de 1897, após ser ferido durante a campanha para reprimir a revolta de Canudos, na Bahia. Antes, Moreira César já havia atuado na Revolta da Armada, entre 1893 e 1894, iniciada por unidades da Marinha contra o governo do Marechal Floriano Peixoto.

Família agradece o carinho - Paulo Gustavo morreu na noite de terça-feira (4) vítima de complicações causadas pela covid-19. Ele estava internado desde março no Hospital Copa Star, em Copacabana. O estado de saúde do artista piorou no domingo (2). Na tarde de terça-feira, a família do ator divulgou uma nota classificando o quadro clínico do ator como "irreversível". A informação foi divulgada na conta oficial do Twitter do comediante. Segundo a nota, desde o último domingo o quadro do ator vinha se deteriorando.

"Internado desde 13 de março, no Rio de Janeiro, com quadro de covid-19, Paulo Gustavo permanece no Serviço de Terapia Intensiva. A equipe médica acaba de emitir, novo boletim: Após a constatação da embolia gasosa disseminada ocorrida no último domingo, em decorrência de fístula brônquio-venosa, o estado de saúde do paciente vem deteriorando de forma importante. Apesar da irreversibilidade do quadro, o paciente ainda se encontra com sinais vitais presentes."

Na mesma nota, a família do ator agradeceu o carinho dos fãs e admiradores e pede orações a Paulo Gustavo e às demais pessoas acometidas pela covid-19.

O corpo do artista será cremado nesta quinta-feira (6), em cerimônia reservada e o local não foi divulgado para evitar aglomerações.