SG segue vacinando contra a covid

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

São Gonçalo vacina contra o coronavírus, nesta quinta-feira (6), munícipes com mais de 53 anos que tenham comorbidades, grávidas com comorbidades, idosos com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde da linha de frente de qualquer idade e profissionais da saúde com mais de 35 anos. Os gonçalenses podem procurar os doze pontos de vacinação, quatro deles com drive thru, das 8h às 17h. A Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo vacina contra o coronavírus apenas com a vacina Astrazeneca - tanto para primeira dose, quanto para a segunda dose. A vacinação com Coronavac está suspensa até que a secretaria receba nova remessa do imunizante.

A cidade também imuniza pessoas que tomaram a vacina Astrazeneca há mais de 12 semanas. Os gonçalenses devem observar a caderneta ou o comprovante de vacinação para procurarem os locais de vacinação no dia indicado na anotação. Para a segunda dose, todos devem estar munidos com o comprovante da primeira dose da vacina Astrazeneca aplicada em São Gonçalo. Aqueles que não levarem o comprovante ou apresentarem comprovante de outra cidade não serão imunizados.

Público-alvo - O município vacina as pessoas com mais de 53 anos e grávidas que têm as seguintes comorbidades: diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal crônica, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea, anemia falciforme, cirrose hepática, imunossuprimidos, síndrome de down, câncer e obesidade mórbida.

Os trabalhadores da saúde da linha de frente dos hospitais de São Gonçalo que ainda não se vacinaram por serem recém-contratados podem se vacinar. Os trabalhadores dos serviços de saúde públicos e privados da linha de frente são aqueles que estão envolvidos diretamente na atenção/referência para os casos suspeitos e confirmados de covid-19 - tanto da urgência e emergência quanto da atenção básica. Neste grupo estão todos os trabalhadores envolvidos na unidade de saúde (faxineiros, atendentes, recepcionistas, maqueiros, médicos, enfermeiros, copeiras, cozinheiras, técnicos…).

Os profissionais de saúde que trabalham ou moram em São Gonçalo e não são da linha de frente com mais de 35 anos também podem se vacinar com a primeira dose. São eles: técnico em radiologia, enfermeiro, técnico e auxiliar de enfermagem, médico, fisioterapeuta, nutricionista, odontólogo, fonoaudiólogo, psicólogo, biólogo, farmacêutico, assistente social, biomédico e auxiliar e técnico de saúde bucal.

Acamados com mais de 60 anos que são atendidos pela Estratégia Saúde da Família (ESF) estão sendo vacinados em casa. Parentes e responsáveis de acamados ou com mobilidade reduzida, com mais de 60 anos, que não são atendidos pelo programa, podem procurar unidades de saúde mais próximas de suas residências para cadastrar a pessoa para receber a vacina em casa ou podem fazer o cadastro através do email [email protected]. Os acamados serão vacinados dependendo da disponibilidade das equipes.

A Secretaria de Saúde e Defesa Civil orienta, mais uma vez, que as pessoas não precisam formar filas e fazer aglomerações nas unidades de saúde nas primeiras horas da manhã e no primeiro dia da faixa etária que será vacinada. Os locais de vacinação vão receber as pessoas que chegarem até as 16h30, para que os mesmos sejam atendidos até 17h, nos dias de semana e 11h30 aos sábados. A população pode acompanhar o site www.saogonçalo.rj.gov.br e as redes sociais da Prefeitura, que informam sobre a vacinação e quem tem prioridade.

Balanço - Desde o início da campanha, a cidade vacinou com a primeira dose 175.339 pessoas, sendo 24.773 trabalhadores da saúde, 130.057 idosos com mais de 60 anos, 1.684 funcionários e pessoas em Instituições de Longa Permanência (Ilpis), 105 pessoas de residências terapêuticas, dois indígenas, 16.039 pessoas com comorbidades e 2.679 acamados. Até as 16h desta quarta-feira (5), 79.808 pessoas tinham sido imunizadas com a segunda dose.